Notícias

-

sábado, 30 de abril de 2011

desintoxicação do fígado através da alimentação e de produtos naturais.

Esta é a continuação do post anterior da série sobre 
REGRAS ALIMENTARES
Refeição SaudávelUma dieta não quer dizer morrer de fome ou criar carências vitamínicas num organismo, mesmo quando se sofre de doenças graves. É necessário evitar alimentos nocivos mas fornecer quotidianamente ao organismo vitaminas e minerais.
Proteínas-1 porção por dia
Farináceos-1 porção por dia
Legumes – 4 porções por dia podendo 2 serem cozidas e 2 serem legu­mes verdes
Alimentos cozidos 40%
Alimentos crús 60%
Contrariamente a hábitos mais vulgarizados de comer carne ou peixe 2 vezes por dia devemos fazer apenas uma refeição diária de proteínas animais, subanimais ou vegetais e uma outra de farináceos evitando misturá-los por causa das fermentações e gases que podem causar na digestão.
Uma ou outra refeição deve ser acompanhada por legumes. verdes cozidos ou crús.
COZEDURA DOS LEGUMES
Saber cozer os legumes é uma arte que pede um mínimo de atenção. As cozeduras rápidas em lumes muito fortes ou violentos, com demasiada água, destroem a maioria das vitaminas, minerais e enzimas. Sem esquecer também como alteram o sabor que lhe é conferido justamente pelos sais minerais.
É necessário cozer os legumes quase com o proprio vapor. Podemos utilizar uma panela onde possamos fazer a cozedura a vapor ou então envolvê-los em papel de alumínio e metê-los no forno.
Experimente e verá como são deliciosos. Habitue-se também a parar a cozedura a 3/4 da totalidade.
Se cozer legumes assim desta maneira não deve deitar fora a água da cozedura que serve para fazer as sopas de legumes.
Quanto à sopa também não deve ser muito cozida o que fará perder as qualidades dos legumes e não se deve abusar dela. De evitar também o uso da batata nas sopas, fazer de preferência purés de legumes a que pode juntar abóbora, farinha de soja, cevada ou arroz integral.
Os alimentos crús são mais digeríveis e indispensáveis pelo seu valor em vitaminas, minerais, enzimas e fibras. Além disso limpam e desintoxicam o organismo.
EXEMPLO DE 1 PRATO CRU
Alface, cenouras raspadas, beterrabas raspadas, tomate às rodelas e 1 requeijão cortado aos cubos e misturado.
Temperar a gosto não esquecendo a salsa e o alho picados. (para variar pode utilizar, espargos, espinafres, rabanetes, aipo, feijão verde ligeiramente cozido e 1 ovo quente ou escal­fado)
SUMO DE LEGUMES E FRUTOS
Podem ser incluídos nos 60% dos alimentos crús. Bebê-los entre as refeições ou então 10 minutos antes destas. Aconselham-se os sumos de cenoura, beterraba, maçã, pera, nabo, etc.
Os sumos podem combinar-se de maneira a ter um sabor torna-se mais agradável. Por exemplo podemos combinar:
Cenouras + espinafres
Maçã + nabo
Cenouras + beterrabas
Ananás + pepino
Recomendo de preferência legumes biológicos, cultivados sem adubos químicos, nem pesticidas, prejudiciais para a saúde humana. Além disso são cultivados em terras pobres contendo por isso ainda menos valor nutritivo.

1 comentário: