O Farol de Alexandria foi construído por volta de 270 a.C, no antigo Egito, e é uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. É considerado por muitos como o primeiro farol a ser construído em toda a história. Também pode ter sido a estrutura mais alta do planeta: estima-se que suas três camadas de faróis podem ter atingido 137,16 m de altura. Seu sinal luminoso partia de uma cúpula aberta – pequeno dispositivo de vidro – que refletia a luz na água através de um espelho, guiando os navios para o porto de Alexandria. Um terremoto destruiu a estrutura em 1326, mas pedaços intactos do farol foram encontrados no fundo do mar em 1994.
Farol de Eddystone
O ambiente em torno do farol de Eddystone em Plymouth, na Inglaterra, era tão inóspito que o farol precisou ser construído por quatro vezes. Henry Winstanley foi quem primeiro começou a construí-lo, usando uma estrutura de madeira em 1969 e, depois de ter sido capturado e preso pelos franceses, o farol foi aceso em 1698. Em 1703, o farol já danificado foi arrastado para o mar. Em 1708 o farol estava novamente de pé, porém em 1755 sofreu um incêndio. Depois disso, o engenheiro John Smeaton construiu um novo farol com uma base mais ampla e que durou 123 anos até que o farol fosse destruído por ordens do governo que temia sua destruição por inimigos, em 1822. Nesse mesmo ano, James Douglass usou rochas enormes e um projeto mais preciso para construir o farol que permanece em pé até os dias de hoje, a 22,5 km da costa.
Faróis do Brasil O Farol de Santo Antônio da Barra, na Bahia, foi erguido em 1697 e é considerado o farol mais antigo do Brasil. O farol foi construído dentro do Forte de Santo Antônio da Barra e hoje o Farol da Barra, como é popularmente conhecido, abriga o Museu Náutico da Bahia. Já o farol mais alto do Brasil é Farol do Calcanhar ou Farol de Touros, situado no município de Touros, no Rio Grande do Norte, e tem 62 m de altura e 298 degraus.O Sul do Brasil também abriga alguns famosos faróis, como o Farol das Conchas localizado na Ilha do Mel, no Paraná, e que é todo feito de ferro fundido; o Farol de Santa Marta, em Laguna, Santa Catarina; o Farol Torres, localizado na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul; e o Farol do Chuí, localizado no extremo sul do país e marco divisório entre o Brasil e Uruguai. |
Farol de Boston
Fundado na entrada do porto de Boston na pequena ilha de Brewster, o farol de Boston é muito importante em se tratando de faroleiros. Ele serviu de casa ao primeiro faroleiro contratado, George Worthylake, em 1716, e é até hoje o único farol sem ser automático em funcionamento nos Estados Unidos. Todos os anos, a maratona de Boston, a mais antiga maratona aquática dos EUA, é realizada nas proximidades do farol [fonte: Boston Light Swim].
![]() © istockphoto.com /DougLemke Farol do Cabo Hatteras |
Medindo 64 m de altura, o farol do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, é o farol mais alto dos Estados Unidos. Ele se localiza nas ilhas de Outer Banks, pedaço um tanto macabro do Oceano Atlântico e que ganhou o apelido de “Cemitério do Atlântico” em função dos inúmeros naufrágios que ocorreram por lá.
Farol do recife de St. George
Construído entre 1882 e 1892 sobre as rochas localizadas a poucos quilômetros da costa da Califórnia, o farol do recife de St.George é, possivelmente, o farol mais caro já construído nos Estados Unidos. Quanto ele custou? Mais de US$ 700 mil [fonte: St. George Reef Lighthouse Preservation Society].
Sem comentários:
Enviar um comentário