Notícias

-

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vulcões, a força indomável da natureza.

Foto ao lado, Alasca.

Um vulcão é uma abertura ou de ruptura, na superfície de um planeta ou crosta, que permite que o magma quente, cinzas e gases escape por baixo da superfície. A palavra "vulcão" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano. A ciência que estuda os vulcões designa-se por vulcanologia. A ciência ainda não é capaz de prever com certeza absoluta quando um vulcão irá entrar em erupção, mas grandes progressos têm sido feitos no cálculo das probabilidades de tal evento ter lugar ou não num espaço de tempo relativamente curto. Microssismos e sismos de baixa magnitude ocorrem sempre que um vulcão "acorda" e a sua entrada em erupção se aproxima no tempo. Alguns vulcões possuem normalmente atividade sísmica de baixo nível, mas um aumento significativo desta mesma atividade poderá preceder uma erupção. Outro sinal importante é o tipo de sismos que ocorrem. A sismicidade vulcânica divide-se em três grandes tipos: tremores de curta duração, tremores de longa duração e tremores harmônicos.
Os vulcões são um mal necessário, sem eles os gases que se formam no âmago do planeta não teriam por onde sair, com isso fatalmente o planeta explodiria em bilhões de bilhões de partículas nos espaço sideral, nós, habitantes do planeta Terra, estamos literalmente morando em cima de panela de pressão, e os vulcões funcionam como as válvulas de escapes para os excessos de gases e ou pressão que se formam no núcleo terrestre.Somando-se a isso vem as placas tectônicas que estão em constantes movimentos, nos mostrando que estamos surfando em cima de uma gigantesca "prancha de surfe" chamada de CROSTA TERRESTRE. Na ilustração acima vemos onde situa-se o Brasil, na placa sul-americana, somos um povo privilegiado nesse aspecto, não temos nenhuma dessas falhas na crosta terrestre rasgando nosso País, mas infelizmente temos alguns políticos corruptos que nos suprem a nossa "falta de sorte" em não termos desgraças naturais como essas, bem esse assunto é tema para outra postagem futura.
Abaixo temos algumas das nomenclaturas usadas pelos vulcanólogos.- Ash and gas cloud: Cinza e nuvem de gás.
- Crater cone: Cone da cratera.
- Lava: Lava
- Vent: Chaminé
- Magma chamber: Câmara do magma



Fotos de alguns vulcões em atividade, fotografado do espaço, de perto, próximos de cidades enfim, de todos os ángulos.



Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, num vislumbre de sorte, no início da erupção fotografou o vulcão Sarychev nas Ilhas Kuril, a nordeste do Japão, em 12 de junho de 2009. Esta foi a primeira erupção do vulcão em 30 anos. A nuvem branca e lisa, conhecida como uma nuvem píleo, ultrapassando a coluna da erupção, fez-se uma condensação de água devido à subida e esfriamento do ar acima. Em contraste, uma nuvem cinza escura de cinzas perto do solo é, provavelmente, uma avalanche de cinzas quentes e rocha conhecido como fluxo piroclástico.


Etna-Italia. Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3.340 metros de altura, variando devido às frequentes erupções.



Kamchatka- Russia.Imagens deslumbrantes de erupções capturadas do espaço de erupções violentas, como o acima de Kliuchevskoi, o vulcão mais ativo da Rússia na península de Kamchatka. A imagem foi tirada por astronautas do ônibus espacial Endeavour, em 1994, essa erupção estava em curso, apenas iniciando. A pluma de cinzas chegou à quase 50.000 pés.


fotos abaixo é do Hawaiian Volcano Observatory.











Alasca.






Itália - Vulcão Etna








Itália - Vulcão Vesúvio. Hoje o gigante está adormecido





Ilhas de Java - Vulcão Cracatoa.




Sem comentários:

Enviar um comentário