O pólen causa problemas respiratórios quando penetra nas vias nasais, provocando crises de asma e rinite alérgica, espirros em sucessão e congestão nasal.
Com a Primavera vem também o aumento de casos de alergias, causadas pelo pólen das plantas. Nesta época do ano, é comum surgirem crises de asma, rinites ou conjuntivites e, este ano, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia pode ser especialmente difícil.
A Primavera é um período de intensa polinização das plantas e durante esse processo aumenta a quantidade dos grãos no ar. É um incómodo com muitas alergias conhecidas como sazonais ou primaveris. “Nos últimos anos temos tido as maiores concentrações polímicas de que temos registo e este ano não será excepção. E nos grandes meios urbanos - onde ao efeito dos pólenes se junta o da poluição - é esperado de facto uma grande agressividade”, alerta Mário Morais de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia.
O pólen causa problemas respiratórios quando penetra nas vias nasais, provocando crises de asma e rinite alérgica, espirros em sucessão e congestão nasal. Em alguns casos, as pessoas sentem falta de ar, situações que, segundo este alergologista, retiram muita qualidade de vida.
Mário Morais de Almeida aconselha as pessoas mais sensíveis ao pólen para que façam actividades ao ar livre ao final do dia, evitando o inicio da manhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário