Notícias

-

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Abóbora – Receitas naturais cheias de benefícios



Abóbora - Receitas naturais cheias de benefícios



A abóbora tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde.
É rica em betacaroteno e minerais como potássio e cálcio. É um dos alimentos que possuem as mais baixas taxas de gorduras e sódio, principais fatores que levam ao entupimento de veias do coração.
E para quem está a fazer regime, esta especiaria é um verdadeiro prodígio, pois em casa 100 gramas só tem 26 calorias! Isso mesmo, você pode comer sem medo, pois ela não engorda. Substituir a batata pela abóbora na hora de fazer verduras cozidas ou puré é uma bela dica para quem precisa perder os quilinhos.

Conheça os seus benefícios para saúde

  • É um óptimo preventivo para a hipertensão arterial, pois além de possuir poucas gorduras e sódio – que entopem as veias – apresenta uma grande quantidade de potássio na sua composição e este é conhecido por evitar a hipertensão (Para ela ter esses efeitos é necessário que seja consumida sem sal).
  • Quem já teve infarte ou sofre de angina de peito deveria comer abóbora pelo menos três vezes por semana, pois ela é muito útil no combate a afecções coronárias e arteriosclerose.
  • Por apresentar efeitos diuréticos ela actua nos rins, aumentando a produção de urina e eliminando afecções renais.
  • A polpa da abóbora também elimina a acidez do estômago e protege a mucosa que faz uma camada de protecção interna para o órgão. Por isso é muito recomendada para quem apresenta gastrite, úlceras no estômago, pirose ou dispepsia.
  • Ela também apresenta efeito laxante sobre o intestino, e por isso é muito recomendada para pessoas que sofrem de prisão de ventre.
  • Juntamente com a couve, a abóbora é o melhor alimento para a prevenção de diversos tipos de cancro, pois, ela possui os três nutrientes com o maior poder de ação anticancerígena já comprovada: betacaroteno, vitamina C e fibra vegetal.

Receitas utilizando abóbora

Sumo de abóbora

  1. Selecione 500 gramas de uma abóbora firme e brilhante;
  2. Bata no liquidificador com um pouco de água;
  3. Guarde no frigorífico e tome várias vezes ao dia para garantir a sua eficácia;
  4. O sumo apresenta um sabor bastante suave, portanto pode ser misturado com o sumo de outra fruta que preferir.

Puré de abóbora

  1. Cozinhe meio quilo de abóbora, depois descasque e amasse;
  2. Misture com uma chávena de leite (ou leite de soja) e uma colher de sopa de margarina ou manteiga;
  3. Leve ao lume e mexa até que chegue ao ponto de fervura, depois desligue;
  4. Se desejar pode também acrescentar um pouco de coentro ou cheiro verde picado para acrescentar.

Máscara de abóbora para os cabelos

  1. Cozinhe no vapor 400 gramas de abóbora com casca;
  2. Depois de cozida descasque e amasse com um garfo até adquirir uma consistência de puré;
  3. Misture a abóbora amassada com iogurte natural até que fique uma consistência cremosa e homogénea.
  4. Aplique nos cabelos e deixe agir por 15 minutos e depois enxague e lave o cabelo normalmente com champô.
  5. Repita o processo a cada 15 dias.
*Esta receita hidrata os cabelos ressequidos e ainda os protege dos raios ultravioleta.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Passo a publicar a resposta do SEPNA/GNR à minha denúncia sobre a Estação Elevatória de Ruães


terça-feira, 16 de abril de 2013

Benefícios da alface

Os benefícios da alface para a saúde podem ser encontrados principalmente nas variedades mais amargas. São estas as que estão repletas de antioxidantes. Independente da sua variedade - com folhas soltas, arroxeadas ou com o formato de uma cabeça entre outras.

Folhas vitaminadas

As folhas de alface são extremamente ricas em fitonutrientes, defensores naturais e potentes das células do corpo, que também combatem o envelhecimento. A alface é pouco calórica. 100 gramas contém apenas 15 calorias. A mesma quantidade fornece 247% da necessidade diária de Vitamina A e mais de 4 miligramas de betacaroteno. Esse conjunto mantém as mucosas e a pele saudáveis, além de proteger possíveis danos à saúde ocular. Suas folhas também nutrem o corpo com flavonoides, que protegem a cavidade bucal e o pulmão do ataque de células cancerígenas.
Mas, sem dúvida, o nutriente destaque é a Vitamina K. Essa vitamina tem o poder de incrementar a massa óssea, pois impulsiona a actividade das células nessa parte do corpo impedindo, por exemplo, a ocorrência da osteoporose. Pesquisas americanas também demonstraram que esta vitamina cumpre papel fundamental na neutralização dos danos provocados pela Doença de Alzheimer.
Um facto bastante importante e pouco difundido acerca da alface é que concentra folatos e Vitamina C. A combinação da vitamina C que é um dos antioxidantes mais poderosos com os folatos, auxilia na síntese do DNA. Logo, é fundamental durante o início da gravidez para prevenir defeitos no tubo neural e no útero. Esses dois nutrientes agindo em parceria também promovem uma verdadeira limpeza dos agentes infecciosos ou de radicais livres.
Essa verdura é óptima para o metabolismo. Contém ferro, potássio, cálcio e magnésio. Minerais que são essenciais para este processo. Além disso, o potássio ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea; o manganês é utilizado pelo organismo para o trabalho das enzimas antioxidantes; o cobre é indispensável para a produção de células vermelhas do sangue e o ferro é fundamental para a formação de glóbulos vermelhos.
Porém, há que optar por folhas orgánicas, caso contrário estará a comer alface que cresce sob a acção de pesticidas como a permetrina. E antes do consumo é primordial deixá-las de molho por 20 minutos numa solução de água com vinagre a fim de eliminar ovos de parasitas que muito facilmente permanecem alojados entre as folhas.
Da cebola ao caviar, a alface combina com quase tudo. Todavia, a presença, mesmo que moderada de ácido oxálico (que provoca a formação de pedras nos rins) faz com que uma de suas melhores companhias seja o pepino, que é diurético.
A alface também sé fonte de vitaminas do Complexo B.
Para que os seus benefícios tenham acção efectiva no organismo devem ser consumidas no mínimo 3 vezes por semana.

domingo, 14 de abril de 2013

Um Chá milagroso

O chá milagroso é uma mistura de ingredientes naturais considerados extremamente benéficos para a saúde.
É indicado para evitar a queda de cabelo, caspa, emagrecer, rejuvenescer, curar dores de cabeça, baixar a pressão, aliviar a azia, melhorar a memória, trata as varizes, Eis aqui apenas algumas potencialidades desta maravilha natural e mesmo milagrosa.
Os ingredientes mágicos do chá milagroso são, simplesmente, o vinagre de maçã e o mel.
O vinagre de maçã é um grande ingrediente para remédios naturais.
O mel é outro ingrediente importante que sempre faz presença nas receitas de remédios caseiros. É um excelente antibacteriano, combate a insónia, a indigestão, fortalece o coração, ajuda no controle do peso e age como um laxante natural no organismo.
É um dos principais veículos por onde o organismo recebe todos os benefícios dos remédios naturais. É uma bebida com popularidade universal.

Receita do chá milagroso

Ingredientes:

  • 2 colheres (chá) de vinagre de maçã
  • 2 colheres (chá) de mel
  • 1 chávena de água a ferver

Modo de preparo:

Coloque duas colheres de vinagre de maçã e duas colheres de mel numa chávena de água fervente. Mexa bem e beba ainda morno.

Para emagrecer

Beba este chá antes de todas as refeições principais, e poderá perder cerca de 5 quilos por mês.

Chá de gengibre?

Muitos conhecem os benefícios desta raiz de cheiro forte e gosto escaldante, mas quando beber um chá gengibre? Pelas propriedades medicinais o recomendado é tê-lo sempre à mão. Suas qualidades maravilhosas auxiliam na cura de uma série de doenças. Para preparar o chá, corte um gomo de tamanho equivalente do dedo polegar, descasque, fatie e deixe na água fervente por 3 minutos. Puro, com mel ou também acompanhado do limão e da hortelã, este chá pode ser um verdadeiro milagre para várias condições.

Um chá quase perfeito

Se anda muito nervoso/a, stressado/a e ansioso/a, é hora de um chá de gengibre. Beba morno, poucos instantes antes de ir para a cama. A recomendação é a mesma se o problema for enxaqueca, dores de cabeça constantes, ou inchaço.
Auxilia na digestão, evitando dores de barriga, e melhorando a capacidade do corpo para absorver os alimentos. Portanto é ideal para quem exagerou na quantidade de comida, já que também ajuda na libertação dos ácidos gástricos.
Beber chá de gengibre deve ser um hábito diário para aqueles que sofrem com artrite, ou artrose, pois reduz a inflamação e a dor. Anti inflamatório, também é excelente para diminuir a sensação de músculos tensos e doloridos.
É recomendado para doenças comuns, como a tosse, febre e o resfriado. Impulsiona a expectoração, e expande os pulmões, ajudando a recuperar de maneira bem rápida a capacidade de respirar normalmente.
Para mulheres que sofrem com celulite, esta bebida pode ser a salvação. É um dos melhores estimulantes naturais para a circulação sanguínea. Logo, é ainda indicado para auxiliar na cura de problemas cardiovasculares, ou para reduzir os riscos de AVC, baixar o colesterol mau, e prevenir o cancro. Melhora o Sistema Imunológico de uma forma geral.
Além disso, se você chegou a casa carregado de vibrações negativas por causa de um mau dia, beba um chá de gengibre. A cada pequeno gole deste chá vai sentir o vigor invadindo o corpo, e a mente a tranquilizar-se.

Café para tratar a celulite

O café é apontado como um dos remédios caseiros mais eficazes.

Receita e modo de aplicação

Separe a borra do café. Vá juntando se necessário (guardando no frigorífico), até obter 1 chávena. Antes de aplicar, aqueça por 30 segundos no micro-ondas, e vá acrescentando azeite de oliva extra- virgem até conseguir uma boa consistência para passar sobre a pele. Inicie com uma massagem vigorosa nas áreas mais problemáticas. Faça no mínimo por 5 minutos em cada área que necessita de tratamento.
Uma dica para descomplicar este processo é colocar a mistura dentro de uma meia fina, assim poderá fazer a aplicação sem deixar que o café faça muita sujeira ao redor.
Ou, poderá fazer a massagem e em seguida deixá-la repousar sobre a pele. Envolva com papel filme e deixe por 15 minutos. Há quem diga que este método melhora os resultados.
Não pense que verá diferença já na primeira aplicação. Este é um processo de várias semanas, e deve ser repetido a cada 2, ou a cada 3 dias. Em paralelo, para ajudar o corpo a expulsar as camadas que formam a celulite, beba muita água, ou chá verde. Cerca de 2 litros por dia.
É importante saber que o descafeinado não produz qualquer efeito.
Se estiver com um problema realmente sério com a celulite, escolha um dia na semana que seja intervalo de aplicação da borra, e aplique também esta receita:
Meia chávena de açúcar mascavado, meia chávena de sal marinho e meia chávena de óleo de amêndoas doces.
Massage em movimentos circulares por 5 minutos em cada parte a ser trabalhada. Todos os dias antes do banho, embeba uma esponja vegetal em azeite de oliva, o mais quente suportável e, massage a pele. Estes dois “extras” vão impulsionar o processo de recuperação.

Sumo de cenoura e beterraba para fortalecer o sistema imunológico

Este sumo de cenoura e beterraba é um excelente remédio caseiro, pois estes ingredientes são ricos em betacaroteno e substâncias anticarcitogénicas, proporcionando ainda uma sensação de frescor e de juventude.

Ingredientes

  • 3 cenouras;
  • 1/3 de beterraba;

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar este remédio caseiro é lavar bem os ingredientes e cortá-los em pequenos pedaços. Posteriormente devem ser adicionados na centrífuga separadamente para que sejam reduzidos a suco e depois misturados em um copo.
O ideal é beber pelo menos 1 copo desse remédio caseiro diariamente, que além de fortalecer o sistema imunológico evita a anemia e controla a pressão arterial. O consumo desse remédio caseiro é muito importante para a proteção do organismo, pois quando o sistema imunológico se encontra debilitado, o indivíduo fica mais susceptível a doenças de todos os tipos.

Sumo verde para desintoxicar

Eis um sumo muito barato mas muito eficaz.

Este sumo verde para desintoxicar é uma óptima maneira de eliminar toxinas do corpo, diminuir a retenção hídrica e conseguir mais vitalidade física e mental.  O sumo verde contém ingredientes ideais para restaurar a energia do corpo eliminando toxinas, fazendo com que o corpo funcione melhor e até ajuda a emagrecer.

Ingredientes

  • 2 folhas de couve
  • 1colher de folhas de hortelã
  • 1 maçã, 1 cenoura ou 1 beterraba
  • 1/2 pepino
  • 1 pedacinho de gengibre
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os seguintes ingredientes e a seguir coe. Beba logo a seguir para aproveitar todas as propriedades do sumo.

Sumo de Graviola contra o Cancro

A graviola é 10.000 vezes mais potente que a quimioterapia e não querem que nós saibamos, pois caso contrário, as grandes multinacionais dos medicamentos iriam parar de vender ANTI-CANCERÍGINOS!!!
O MAIS PODEROSO ANTI-CANCRO DO PLANETA COMPARTILHEM...!

A graviola ou graviola árvore é um produto milagroso para matar as células cancerosas. É mais potente do que 10.000 quimioterapias.
Porque não temos conhecimento disso? Porque há organizações interessadas em encontrar uma versão sintética que lhes permite obter lucros fabulosos. Assim, a partir de agora você pode ajudar um amigo que necessite, dizendo-lhe que beber sumo de graviola pode prevenir a doença. O seu sabor é agradável e não produz os efeitos terríveis da quimioterapia. E se você tiver a hipótese de plantar uma graviola no seu quintal melhor. Todas as partes são úteis.
A próxima vez que você quiser beber um sumo, escolha o de graviola!!!
Quantas pessoas morrem enquanto este tem sido um segredo bem guardado para não por em risco os lucros multimilionários de grandes empresas?
O fruto é muito grande e a sua polpa é branca e doce.
Embora lhe sejam atribuidos muito mais propriedades, o mais interessante é o efeito que produz sobre os tumores... Esta planta é um remédio para todos os tipos de cancro.
É também considerada como tendo poderosas propriedades anti-microbianas anti-infecciosas, anti-bacterianas e antifúngicas. É eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão sanguínea e combate o stress elevado, a depressão e distúrbios do sistema nervoso.

A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de medicamentos do mundo, que diz que depois de mais de 20 testes de laboratórios realizados desde 1970 extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos cancros, incluindo o do cólon, mama, próstata, pulmão, pâncreas entre outros.
Os compostos desta árvore mostrou 10.000 vezes melhor desempenho na diminuição de células cancerigenas que a adriamicina, um fármaco quimioterapeutico, tipicamente usado em todo o mundo.
E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato de graviola, só destrói células de cancros malignos e não afecta as células saudáveis.

Fonte: Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street Baltimore, MD 1201.

Remédio caseiro para fortalecer o coração

Uma óptima maneira de fortalecer o coração sem gastar muito é beber diariamente o seguinte chá de ervas:

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã;
  • casca de 1 limão;
  • 3 chávenas de água

Modo de preparo

Ferva 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã, a casca de 1 limão juntamente com 3 chávenas de água por 5 minutos. A seguir tape e deixe esfriar. Coe, adoce a gosto e beba a cada 8 horas.
Pessoas que sofrem de problemas do coração devem ter uma alimentação saudável, ir a todas as consultas médicas e tomar correctamente todos os remédios indicados pelo cardiologista. Este chá é somente um complemento do tratamento.

Remédio caseiro para o coração

O alho é um excelente remédio caseiro para o coração. Para se obter benefícios cardiovasculares do alho, deixe de molho 5 dentes de alho frescos em meio litro de água por um período de 6 horas. 
Beba 100 ml deste preparado em jejum e antes de ir dormir. 
Para fazer esta receita deve ser utilizado alho fresco, porque a concentração das substâncias activas especialmenta da allicina reduzem quanto maior for o tempo de armazenamento.

Tratar Calcanhares Rachados

Tratar de calcanhares rachados requer procedimentos simples, mas que podem ser de grande valia. O tratamento caseiro, basta recorrer ao uso de frutas e óleos, exfoliar (eliminar as células mortas acumuladas nas camadas superficiais de) e hidratar e os resultados podem ser surpreendentes.
Para retirar a pele morta e deixar o calcanhar lisinho e hidratado. Numa bacia, acrescente água morna o suficiente para cobrir os pés, e acrescente champô, ou creme amaciador de cabelos. Deixe de molho por 10 minutos e, com o uso de uma pedra pomes, esfregue os calcanhares com delicadeza. Enxague e seque os pés e, em seguida, aplique vaselina. Se possível calce meias e aguarde 20 a 30 minutos.
A Papaya possui nutrientes que reparam a pele. Fonte de carotenóides e de vitaminas E, A e C, regenera, repara e reconstitui. Também age como exfoliante, removendo as células mortas. Pegue numa fatia de Papaya, amasse e acrescente algumas gotas de limão (que amolece a pele dura). Coloque nos calcanhares, e espere 20 minutos antes de lavar com água morna. De seguida hidrate com um creme.

Fonte de magnésio, cálcio e potássio, a banana é extremamente benéfica para a pele seca. Sua aplicação regular vai deixar a pele dos pés macia e suave. Pegue em meia banana madura e esmague até transformar numa pasta mole. Passe nos calcanhares e espere 20 minutos. Lave com água morna.
Outra receita poderá ser feita com polpa de abacate, que deve ser amassada e misturada com um iorgute natural. Acrescente algumas gotas de limão e deixe nos calcanhares por 15 minutos. Lave normalmente.
Todas as noites, antes de dormir, aplique óleo de gergelim. Esse óleo é especialmente indicado para fechar as fissuras. Durma com meias e após o banho matinal, torne a aplicar. O óleo de gergelim pode ser substituído por óleo de coco extra virgem.
A desidratação é uma das principais causas de calcanhares rachados. Para mantê-los hidratados, beba pelo menos 2 litros de água diariamente.

Tratamento Caseiro Para Dores Reumáticas, Articulares, Artroses, Artrite... e outras.

Preparar uma tintura com os caroços dos abacates e dentes de alho.


Colocar os caroços dos abacates, cortados ou ralados, num frasco de vidro e juntar um dente de alho, inteiro (sem descascar) por cada caroço de abacate. Juntar álcool etílico (álcool normal, de farmácia), ou alguma bebida muito alcoólica (aguardente, cachaça também podem ser usadas), até cobrir completamente os caroços e os alhos. Se os caroços forem ralados, pode juntar álcool até ao dobro da altura dos caroços...

Deixar assim durante vários dias (pode usar a partir das 48 horas). Se preferir, pode coar ao fim de 20 dias ou mais... e guardar apenas o líquido, a tintura, para usar.
Aplicar nas zonas afectadas e/ou doridas, massajando demoradamente. Elimina a dor em pouco tempo e alivia o mal-estar devido às varizes...

Aplicar 2 vezes ao dia durante vários dias até as queixas desaparecerem completamente

Também pode usar para emagrecimento localizado e para celulite...


GENGIBRE

Reumatismo, artrite, entorses, dores musculares
Coloque num pilão duas colheres de sopa de rizoma picado, amasse bem e adicione uma chávena de chá de álcool de cereais a 90%. Deixe macerar por cinco dias, coe e guarde num frasco escuro. Tome uma colher de café, diluído em um pouco de água, duas vezes ao dia.





sábado, 13 de abril de 2013

Tratamento Anti-Caspa (4)

Solução natural para caspa

Uma excelente solução natural para caspa é um Champô de ervas naturais. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes:
1 colher (chá) de tomilho seco, 
1 colher (chá) de alecrim seco, 
1 colher (chá) de salva seca, 
250 ml de água fervente, 
60 ml de vinagre de sidra, 
10 gotas de óleo essencial de eucalipto,
10 gotas de óleo essencial de alfazema.
O primeiro passo para preparar este remédio caseiro é derramar a água fervente num recipiente com as ervas e tampar até que a solução esteja morna.
Coe a solução e adicione o vinagre de sidra e os óleos essenciais e agite bem.
O remédio caseiro está pronto para ser utilizado.
O próximo passo é aplicar aproximadamente
60 ml da solução natural no seu couro cabeludo, massajando suavemente e deixando agir por alguns minutos. Para retirar, utilize a água morna e lave o cabelo com um champô de sua preferência. O que sobrou da solução pode ser guardado no frigorífico até 1 mês.
Os ingredientes utilizados neste remédio caseiro permitem diminuir a caspa e aqueles pontinhos brancos que insistem em sujar as roupas e causar constrangimentos, essa solução natural se revela eficaz devido as propriedades anti-microbianas das ervas medicinais utilizadas, que além de combaterem as bactérias causadoras das caspas, mantêm o equilíbrio saudável do PH do couro cabeludo.

Tratamento Anti-Caspa (3) - Vinagre

O vinagre é um óptimo tratamento caseiro para acabar de uma vez por todas com a caspa.
Para usufruir desse benefício do vinagre basta adicionar 200 ml do produto num recipiente e aplicá-lo sobre o couro cabeludo, massageando suavemente. Se preferir utilize pedaços de algodão embebidos no vinagre para facilitar a aplicação. Não deixe o vinagre agir por mais de 2 minutos, evitando assim irritações no couro cabeludo.
O próximo passo é lavar o cabelo com um champoo da sua preferência e utilizar um condicionador para evitar que o cabelo fique ressecado.
A caspa também chamada de dermatite seborréica é um problema que atinge muitas pessoas, desde jovens até idosos, causando desconforto e algumas vezes constrangimentos devido aqueles pontinhos brancos que sujam as roupas e são perceptíveis por todos.
Na maioria dos casos os fungos e as bactérias podem ser os causadores da caspa. Devido às suas propriedades antibactericidas, o vinagre é uma maneira prática, rápida e barata de acabar com este problema.

Tratamento Anti-Caspa (2)

O tratamento caseiro para acabar com a caspa é lavar a cabeça diariamente com uma solução de folhas de sabugueiro. Coloque 2 colheres de folhas de sabugueiro picadas numa panela com um copo de água e leve ao lume até ferver.
Lave a cabeça normalmente e, no último enxaguamento passe a infusão nos cabelos e seque normalmente.
Para potencializar o tratamento, invista numa alimentação que combata a caspa.

Tratamento anti-caspa (1)

Um bom tratamento caseiro para caspa, bem simples, barato e eficaz é o aipo.

Ingredientes:

  • Aipo
  • Água

Modo de preparo

Corte o aipo em pedaços e coloque-o numa panela juntamente com 1 litro de água e deixe ferver. Após ferver, coe e lave o cabelo uma vez por semana com a água do aipo. Faça um litro de cada vez para usá-lo durante a semana.
A caspa é uma descamação do couro cabeludo, por isso repita o processo todas as vezes que for lavar o cabelo. Quando ver que as caspas estão a desaparecer poderá fazer o processo menos vezes, dando um maior intervalo entre as aplicações.

Nota: Não guarde no frigorífico

Como eliminar os produtos tóxicos dos nossos vegetais, frutas e legumes

Eliminar os agrotóxicos que contaminam a nossa salada é muito simples.

Numa farmácia compre uma seringa de 5 ml e um vidrinho de tintura de iodo a 2%.

Numa tigela de plástico, coloque um litro de água filtrada.

Usando a seringa, adicione 5 ml de tintura de iodo à água filtrada.

Lave os vegetais, frutas e legumes e coloque-os na tigela durante uma hora. 

Passado esse tempo, lave novamente os vegetais e eles estarão prontos para consumo, sem cheiro, sem cor diferente e totalmente livres dos agrotóxicos que nos envenenam e são a causa de várias doenças.

Ola amigos/amigas. A partir de hoje vou publicar uma série de artigos sobre saúde e bem-estar.