Notícias

-

quinta-feira, 31 de maio de 2012

FRASE DO DIA

"No amor, as mulheres são profissionais e os homens, amadores."
François Truffaut
Realizador cinematográfico francês

terça-feira, 29 de maio de 2012

A FEBRE

A febre é um factor de cura e por isso não pode ser suprimida. Aliás, ter febre é um bom sinal de saúde: o sistema imunológico está agindo. Muita gente ainda não entende isso e recorre aos medicamentos para combater a febre. Age mal.
A gripe é causada por vírus que penetram no organismo humano. Nem os antibióticos matam os vírus. Mas eles perdem a capacidade de se reproduzir com rapidez e morrem quando a temperatura do corpo atinge 39 ou 40 graus. Isso acontece justamente pela febre, que o corpo produz para esta finalidade.
A febre é, portanto, um processo natural de autocura. O organismo queima mais calorias e, com isso, a temperatura sobe. Ao mesmo tempo, o organismo produz uma protaína chamada interferon, que impede a propagação do vírus.
A melhor forma de tratar a gripe
A pessoa que adoece deve ficar de cama, mantendo repouso. O coração precisa de ser libertado de todo o esforço desnecessário para o aumento da actividade metabólica.
Como o corpo precisa de ser aquecido para vencer o vírus, fornecemos calor adicional por meio de sopa e chá quentes, banhos quentes, bolsa de água quente e inalações com vapor de água quente.
Como o corpo febril precisa de mais oxigénio, o quarto do doente deve estar bem arejado.
Com essas providências, a febre da pessoa gripada cede dentro de um a dois dias. Podemos, ou melhor, devemos evitar o uso de medicamentos para baixar a febre. Eles podem trazer risco de vida – principalmente na pessoa idosa – pois, suprimindo a febre, impedimos o corpo de defender-se contra os vírus. Tirando do organismo a sua própria defesa, os resultados podem ser recaídas constantes e enfraquecimento do sistema circulatório.
Podemos prevenir a gripe, quando existe uma ameaça, tomando banhos quentes (com a temperatura da água subindo de 38 para 41 graus), que provocam febre artificial. Além disso, precisamos dormir o suficiente e tomar sumos frescos de frutas que contenham vitamina C, como laranja, limão e acerola.
Fonte: Doce Limão

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Maca Uma planta que reduz a ansiedade, a depressão e a disfunção sexual

 Maca
A maça pertence à família das Brassicáceas, a mesma do nabo, das couves e da mostarda. É chamada, pelas suas propriedades tónicas, de ginseng-peruano.

Três estudos clínicos realizados em Itália e no Peru demonstraram que a maça (até às 3 g diárias) aumenta o desejo sexual ao fim de oito semanas de tratamento, sem alterar os níveis hormonais.

Também num estudo realizado em 2008 pelo Departamento de Psiquiatria do Massachusetts General Hospital, de Boston (EUA), foi confirmado que a maca (3 g/dia) pode anular a disfunção sexual causada por antidepressivos (ISRS). A maca reduz ainda os sintomas da menopausa, segundo um estudo publicado em 2008 na revista Menopause. 14 mulheres tomaram 3,5 g de maca durante 6 semanas, obtendo reduções significativas na ansiedade, depressão e disfunção sexual.

Princípios ativos

Flavonóides e antocianinas com ação antioxidante são exemplos dos princípios ativos. Esta planta contém ainda saponinas com ação hormonal que etimulam a libido e a espermatogénese e glucosinatos que impedem a formação de células cancerígenas.

Principais propriedades

 O tónico da energia vital é uma das propriedades mais importantes e é aconselhado a desportistas como alternativa ao ginseng. Está também indicado no tratamento complementar de várias patologias, como astenia sexual, depressão, cansaço físico e cerebral. Quando tomado 30 minutos antes das refeições, reduz o apetite.

Outras propriedades

Diminui a infertilidade, principalmente masculina, aumentando o número de espermatozoides. Funciona também como afrodisíaco em ambos os sexos, sem alterar os níveis séricos (no sangue) de testosterona, estradiol e outras hormonas (LH, FSH e prolactina). Reduz ainda a disfunção sexual (falta de libido e ejaculação retardada) que pode ser provocada pela utilização de antidepressivos.
No Peru, utiliza-se como alimento, tal como em Portugal se utilizam as cenouras ou batatas, razão pela qual é difícil falar em doses máximas.

No entanto, existem doses mínimas para que estas raízes tenham os efeitos terapêuticos referidos. As quantidades mínimas recomendads são 500 mg a 2 g do pó da raiz, de manhã ou a meio da tarde (disponível em cápsulas de gelatina dura ou comprimidos).

Precauções a ter


Está contraindicada em doentes com problemas renais. Deve ser utilizada com cautela durante a gravidez por poder causar contrações uterinas devido ao seu princípio ativo apiol.

Remédios caseiros

As raízes da maça podem acompanhar qualquer refeição. São, normalmente, cozidas ou pode-se polvilhar o pó por cima do arroz ou massas. Também se pode fazer um molho com um pouco de azeite, gengibre e natas de soja para acompanhar peixe.

Maçã Uma fruta antioxidante que ajuda a prevenir o cancro e a doença de Alzheim

MaçãOriginária da Ásia Central, a produção e o consumo da macieira disseminou-se por todo o  mundo. A China é atualmente o seu maior produtor. Existem várias espécies de macieiras, mas a mais cultivada é a Malus domestica.

Conclusões de um estudo realizado pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital de Wakayama, no Japão, indica a sua eficácia ao nível da rinite crónica moderada a severa.

Mais de três dezenas de pacientes (entre os 15 e os 65 anos) com esta doença, há mais de três anos, foram tratados com uma dose baixa ou elevada de polifenóis da maçã. Foram observadas melhorias nos ataques de espirros, em ambos os casos, na descarga nasal, no primeiro grupo, e no edema nos seios perinasais, no segundo, comparativamente ao grupo placebo, refere o Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology.

Uma combinação da pectina da maçã com camomila reduziu mais rapidamente que o placebo a diarreia em 255 crianças, entre os seis meses e os seis anos, juntamente com uma solução eletrolítica com glicose administrada no primeiro dia, de acordo com a informação publicada em Arzneimittelforschung.

Princípios ativos

A casca é uma das principais fontes de quercetina, um flavonoide antialérgico e antioxidante. O pericarpo (polpa) contém uma grande quantidade de pectinas e protopectinas, com ação estimulante do intestino, emoliente e protetora do tubo digestivo. É rica em procianidinas e antocianidinas, com ação antioxidante  venotónica, protetora das artérias e neuroprotetora da doença de Alzheimer.

Tem ainda uma ação anticancerígena, anti-inflamatória, assim como um efeito ao nível  dos eventos epigenéticos e da estimulação da imunidade inata. Oferece taninos com ação cicatrizante e regeneradora dos tecidos, principalmente da mucosa gastrointestinal. Os seus polifenóis têm uma ação hipocolesterolemiante e antialérgica.

Principais propriedades

A macieira beneficia quadros de más digestões e gastrites, sendo útil na gastroenterite infantil.

Ajuda a prevenir vários tipos de cancro como o da pele, mama e cólon. Estudos epidemiológicos indicam que o consumo de uma ou mais maçãs por dia pode reduzir o risco de cancro do pulmão e cólon.

Pode ser usada como coadjuvante no tratamento de doenças cardiovasculares, asma e outras disfunções pulmonares.

É útil no tratamento da obstipação, por aumentar o volume do bolo fecal por retenção de água, estimulando os movimentos peristálticos. Atua ainda ao nível da redução do colesterol e do tratamento das alergias, pelos seus efeitos  anti-histamínicos, reduzindo o inchaço e a inflamação da pele em pacientes  atópicos. Cozida, ajuda a tratar as diarreias.

Administração

Não existe uma dose máxima, devendo ser consumida pelo menos uma maçã por dia para obter os resultados avançados pelos estudos científicos.

Remédios caseiros

- Aperitivos de maçã
Vendem-se nas casas de produtos naturais rodelas de maçã desidratada que  podem ser integradas em regimes de emagrecimento, para controlar o apetite entre as refeições.

- Sumo antioxidante
Junte duas maçãs com metade de uma beterraba e duas cenouras no  liquidificador. No final, esprema o sumo de meio limão e beba rapidamente, 15 a 30 minutos antes das refeições, para uma melhor absorção.

Erva-de-são-roberto Uma planta anticancerígena, antioxidante e digestiva

Erva-de-são-roberto
Também conhecida por bico de grou ou cegonha (devido aos seus frutos em forma de bico) ou gerânio, a erva-de-são-roberto
encontra-se em terrenos húmidos e zonas sombrias um pouco por todo o país.

Estudos científicos já testaram os benefícios desta planta. Um dos seus constituintes, o citronelol, apresentou ação anticancerígena e anti-inflamatória.

Juntamente com outras plantas medicinais (ganoderma, codonopsis e angelica chinesa), a erva-de-são-roberto conseguiu diminuir a leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos) em 105 pacientes oncológicos a fazerem quimio ou radioterapia, de acordo com dados divulgados pela Phytotherapy Research, em 2009.

Princípios ativos

A erva-de-são-roberto contém um óleo essencial (geraniol, citronelol, linalol, terpineol) com ação antisséptica, antiviral, anticancerígena e reguladora hormonal. Contém também taninos com ação regeneradora, adstringente e hemostática e flavonoides (rutina, derivados da quercetina e campferol) com acção antioxidante e estimulante do sistema imunitário. Os seus constituintes amargos (geraniína) têm propriedades digestivas. Esta erva inclui ainda ácidos fenólicos com ação anti-inflamatória.

Principais propriedades

É recomendada em casos de problemas gastrointestinais, nomeadamente úlceras de estômago, azia, digestões difíceis e/ou diarreias. Pode ser utilizada também como um estimulante do sistema imunitário. É ainda coadjuvante em oncologia, principalmente no cancro do tubo digestivo.
É benéfica na gota e hipertensão, devido à sua ação diurética, nas inflamações do aparelho urinário, em uso tópico nas afeções osteoarticulares e como cicatrizante.

É ainda indicada em gargarejos, para gengivites e inflamações orofaríngeas. Esta erva pode também ser utilizada em chá.

No caso dos taninos irritarem a mucosa gástrica, adicione à tisana plantas mucilaginosas, como a alteia ou as malvas.

Chá de erva-de-são-roberto

Junte uma colher de sopa de talos, folhas e flores a uma chávena de água a ferver. Beba duas a quatro vezes ao dia.

Remédio caseiro

Para tratamento de feridas, faça um cataplasma, triturando a planta fresca até formar uma pasta e aplique sobre as feridas ou zonas dolorosas.

Xarope de Maracujá - Receita Natural

O maracujá é um fruto com diversas propriedades medicinais. Ele possui vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, fósforo e ferro. Devido a essas substâncias, o maracujá atua como adstringente, antiinflamatório, calmante e vermífugo.
Um boa forma de aproveitar essas propriedades é preparar o xarope de maracujá. O remédio é utilizado como fortificante, além de combater os sintomas da tosse e da bronquite. A receita também leva hortelã, que atua como expectorante, fazendo com que o organismo elimine o excesso de muco.
Abaixo, ensinamos você a preparar e consumir o xarope.
Maracujá
Receita de Xarope para Tosse

Você vai precisar de:

  • 2 maracujás grandes
  • 4 folhas de hortelã
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavado

Modo de Preparo:

Coloque a polpa do maracujá numa peneira e vá mexendo com uma colher até que a polpa da fruta se separe, restando só as sementes. Nma panela, junte a polpa do maracujá, as folhas de hortelã (previamente lavadas) e o açúcar mascavado. Deixe cozinhar até formar um melado e desligue. Quando estiver frio, guarde num vidro com tampa no frigorífico.

Posologia:

As crianças devem tomar 1 colher de café do xarope 3 vezes ao dia. Os adultos também devem consumir o xarope em 3 porções diárias, mas seguindo a dosagem de 1 colher de sopa.

Dica:

Também é possível acrescentar o sumo de 1/2 limão ao xarope, para torná-lo ainda mais eficiente. O sumo pode ser adicionado durante o preparo ou quando o remédio já estiver pronto.

Chá para Rinite Alérgica - Receita Natural

Basta entrar em um ambiente empoeirado ou abrir um livro mais antigo para começar a espirrar. Esse é um dos principais sintomas da rinite alérgica, que também pode vir acompanhada de coriza, dificuldade para respirar e coceira no nariz ou na boca. Quando a pessoa alérgica entre em contato com poeira, fumaça, mofo ou cheiros fortes, as vias respiratórias reagem, produzindo uma grande quantidade de muco. Por isso ocorrem os espirros e outros sintomas da rinite alérgica.
Algumas receitas naturais podem amenizar os sintomas da rinite alérgica, como é o caso da inalação de hortelã e o chá de folhas de eucalipto, que já ensinamos no Receita Natural. A infusão de urtiga, que mostraremos a seguir, também pode ser utilizada no tratamento da rinite.
Urtiga
Chá de Urtiga para Rinite

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (café) de folhas de urtiga
  • 200 ml de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e depois junte as folhas de urtiga. Deixe em infusão por 10 minutos, para extrair as substâncias ativas da erva.

Posologia

Tomar de 3 a 4 xávenas do chá por dia, até desaparecerem os sintomas da reação alérgica.

Tintura de cebola

UTILIZAÇÃO 
Contra tosse grave.

INGREDIENTES 
- 500 gramas de cebola
- 50 gramas de mel
- 400 gramas de açúcar
- 1 litro de água

PREPARAÇÃO 
- Pique as cebolas.
- Cozinhe-as com água, açúcar e mel em lume brando por 3 horas.
- Ponha a mistura ainda quente numa garrafa ou jarro com tampa e feche bem.
- Tome e guarde no frigorífico. Utilize entre (1-3 dias).

POSOLOGIA 
Em caso de tosse grave: 1 colher de chá de 4-5 vezes por dia.  

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estudo revela que romã é viagra natural

Há já algum tempo que se sabe que a romã tem benefícios para a saúde, quer pelo facto de ajudar a reduzir a pressão arterial quer por poder ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares. No entanto, um novo estudo da Universidade Queen Margaret, na Escócia, vem agora revelar que este fruto é também um viagra natural.
Na investigação, agora publicada pelo jornal 'Daily Mail, foi avaliado o comportamento de 58 homens e mulheres, com idades entre os 21 e os 54 anos, que, ao longo de duas semanas, beberam um copo de sumo de romã. Os resultados mostram que, após este período, se verifica um aumento de testosterona que pode variar entre 16 e 30 por cento.
Segundo a equipa de investigadores, se a testosterona aumenta também o desejo sexual aumenta.
Mas uma dose diária de sumo de romã não traz apenas benefícios a nível sexual. O mesmo estudo revela que os sentimentos negativos, como a tristeza ou o medo, sofrem uma diminuição.
A investigação confirma, assim, que o sumo deste fruto pode substituir o viagra, sem trazer consequências para a saúde.
Fonte: Correio da Manhã

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Xarope de Rosas

O xarope de rosas é indicado principalmente para fortificar o sistema nervoso, mas também ajuda a melhorar o funcionamento do organismo como um todo. As pétalas são ricas em vitaminas A, C e E, além de flavonóides, que ajudam a combater os radicais livres. Elas ainda são fonte de minerais e ácidos graxos essenciais para o nosso corpo. Tudo isso faz com que as rosas sejam muito mais que flores de jardim. Elas também são importantes aliadas de nossa saúde.

Você vai precisar de:

Pétalas de Rosas
As pétalas de rosa possuem muitas propriedades medicinais
  • Pétalas de 9 rosas
  • 9 colheres de mel
  • 2 copos (250ml) de água
  • 2 pedaços de casca de canela
  • 1 colher (chá) de semente de erva-doce
  • 1 colher (café) de noz moscada ralada
  • 5 folhas de laranjeira
  • 5 folhas de margarida

Modo de Preparo

Deixar as sementes de erva-doce e a canela de molho na água por 2 horas. Depois você deve ferver esses ingredientes por 5 minutos e, em seguida, acrescentar as pétalas de rosa, a noz moscada e as folhas de laranjeira e margarida. Mantenha no fogo por mais 1 minuto e desligue. Passe pelo coador, deixe esfriar e depois acrescente o mel, mexendo bem. Guardar em pote de vidro bem limpo com tampa.

Posologia

Tomar 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia, entre as refeições principais.

Cuidados

O remédio não é indicado para mulheres grávidas nem para diabéticos.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Pensamento do dia

A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.
Oscar Wilde

domingo, 6 de maio de 2012

DIA DA MÃE

hoje é um dia muito especial para todas as mães. Para a minha mãe que partiu vai fazer 1 ano dia 15 deste mês vai uma pequena oração e uma singela homenagem àquela que durante a sua longa vida na Terra foi uma verdadeira heroína e fonte da minha inspiração.

Dedico-lhe este poema em sua memória

MÃE

Você foi a mais doce e pura criatura!
A dedicada esposa, mulher e protectora!
Você... Que me permitiu viver e sonhar
Que me amparou e me ensinou a caminhar!

MÃE

É seu, o mérito do sucesso que se diz meu!
Pois, você soube transmitir com o seu amor,
Sem buscar descanso, com alegria e louvor,
A garra de luta e a grande vontade de vencer!

MÃE

Você plantou em mim a harmonia e a paz.
Soube ensinar-me a ser alguém antes de ter.
Você mostrou sempre como amar e perdoar!

MÃE

Você... Ensinou-me a respeitar e ser respeitado!
Você... Ensinou-me a ter honra e ser honrado!
Você... Ensinou-me a sublime arte de ser Pai!


Autor desconhecido
                            
x

sábado, 5 de maio de 2012

Pensamento do dia

Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para te justificares.

Anne-Therese Lambert

XAROPE DE CEBOLA

A cebola está sempre presente em nossa cozinha, mas nem todos conhecem os seus benefícios para a saúde. No que diz respeito aos nutrientes, ela possui cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas C e do complexo B. Além disso, diversas pesquisas mostram que o consumo da cebola, principalmente crua, reduz os riscos de aparecimento de diversas doenças.
A medicina popular também utiliza a cebola no tratamento de doenças respiratórias, devido à sua acção expectorante e anti-inflamatória. Por isso, o xarope de cebola pode ser utilizado em casos de bronquite e outros problemas respiratórios.

Cebola
Receita: xarope de cebola para bronquite
  • 3 cebolas
  • 1/2 kg de mel
  • sumo de 3 limões

Modo de Preparo:

Para fazer o xarope, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e guardar num recipiente com tampa no frigorífico.

Posologia

Para adultos, a indicação é de 4 colheres (sobremesa) durante o dia. Já para as crianças, essa dose deve ser menor: 2 colheres (sobremesa) por dia.

Cuidados

É sempre importante lembrar que os xaropes feitos com açúcar ou mel não devem ser consumidos por pessoas com diabetes.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cerejeira

Saiba mais sobre esta árvore com inúmeras propriedades e descubra os benefícios da cereja

A cerejeira é uma árvore originária do Sudoeste da Ásia, que é actualmente cultivada em Portugal, no Fundão. Em naturopatia, é muito vulgar a utilização dos pedúnculos (pés) da cereja.
Num estudo realizado no Departamento de Nefrologia Pediátrica da Universidade de Medicina do Irão, duas gramas de pés de cereja demonstraram aumentar o volume urinário eliminado, sem reações adversas, o que acaba por realçar as suas propriedades.
Ao longo da investigação, não houve eliminação de potássio mas de cálcio, o que pode confirmar as vantagens da sua aplicação nos oxalatos de cálcio, um tipo de pedra na vesícula biliar ou rins.
Princípios ativos
Os frutos são ricos em vitaminas e minerais, antocianinas, que lhe dão a sua cor vermelha a preta, e compostos fenólicos com forte acção antioxidante. Nos pedúnculos, destaca-se o teor em potássio, com acção aquarética, taninos, com efeito regenerador das mucosas das vias urinárias, e salicilatos, com acção analgésica.
Os pedúnculos do fruto são úteis em infeções urinárias, nefrite (inflamação nos rins), cistite (inflamação da bexiga), litíase (pedra) dos rins e vesícula biliar. Para além disso, ajudam a eliminar líquidos (diurese), auxiliando em regimes de emagrecimento. As cerejas, por serem alcalinizantes do organismo, também são muito utilizadas no tratamento de doenças reumáticas, diminuindo o ácido úrico, e beneficiando também assim os casos de gota. Também se utilizam para prevenir infeções urinárias.
Administração
Deve utilizar 50 g de pedúnculos por cada litro de água. Ferva 10 minutos e coe. Se os pedúnculos forem secos, deixe macerar à noite.
Remédios caseiros
- Chá drenanteFaça uma tisana com um litro de água e uma colher (sopa) de cada uma das seguintes plantas: cavalinha,
dente-de-leão e pés-de-cereja. Ferva um minuto e deixe em infusão durante cerca de15 minutos. Adicione uma beringela cortada em pedaços pequenos e deixe macerar durante 8 horas. De manhã, coe e beba um copo antes do pequeno-almoço, almoço e jantar.
- Ervanária caseiraQuando comer cerejas retire-lhes os pés e deixe secar em ambiente seco, à sombra, durante uma semana. Guarde-os num pote de barro e use sempre que precisar.
- Almofada para doresExiste em Portugal a tradição de juntar os caroços das cerejas e fazer uma almofada que, hoje, se pode rapidamente aquecer no micro-ondas e aplicar em zonas doridas que agravam com o frio.