Notícias

-

sábado, 31 de março de 2012

Pensamento do dia

"Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais. 
Charles Chaplin 
 Charles Chaplin Inglaterra 1889 // 1977 Produtor/Comediante

Sumo de abóbora para problema nos rins

O sumo de abóbora é um óptimo remédio caseiro para quem tem problemas nos rins, como por exemplo pedra nos rins.
Para preparar este sumo selecione as abóboras correctamente, escolha as mais firmes e brilhantes e basta batê-las no liquidificador com um pouco de água.
500g de abóbora rende em média de 120 a 180 ml de sumo. Para garantir a eficácia do remédio caseiro armazene o sumo no frigorífico e beba várias vezes ao dia. O sumo de abóbora devido ao seu gosto suave pode ser misturado a outros de sua preferência.
Todos os tipos de abóboras são boas para fazer um sumo rico em vitaminas B1 e B2, que tomado regularmente ajuda a manter o organismo fresco, calmo e limpo, sendo eficaz não só para os problemas dos rins mas também para os distúrbios da bexiga.

Sumo de cenoura para problema de visão

O sumo de cenoura é um óptimo remédio caseiro para quem tem problema de visão como miopia, estigmatismo e outros. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 1 laranja, 1 cenoura e 200 ml de água.
Para preparar este remédio caseiro extraia todo o sumo da laranja com a ajuda de um espremedor e passe a cenoura na centrífugadora. Adicione os 2 sumos no liquidificador juntamente com a água e bata bem. Adoce com uma colher (chá) de mel. Deve-se beber este sumo uma vez ao dia.
A cenoura contém inúmeras vitaminas e minerais, mas a sua grande quantidade de betacaroteno (pró-vitamina A) é o principal responsável pela melhora da capacidade visual. Delicie-se com este sumo mas não exagere, pois em excesso pode causar desconforto intestinal.

Sumo de laranja e cenoura para bronquite

O sumo de cenoura e laranja para bronquite é um excelente remédio caseiro feito com o sumo de uma laranja, 2 ramas de agrião, ½ cenoura, 1 colher (sopa) de mel e meio copo de água.
Preparar este sumo é muito fácil, primeiro o sumo da laranja deve ser retirado com a ajuda de um espremedor e a cenoura deve ser descascada e cortada em pequenos pedaços. Posteriormente todos os ingredientes devem ser adicionados no liquidificador para serem batidos até que formem uma mistura homogénea.
Recomenda-se que o doente com bronquite beba esse sumo pelo menos 3 vezes ao dia, de preferência entre as refeições.
Esse remédio caseiro é eficaz por que os ingredientes utilizados contêm propriedades que ajudam a proteger e a regenerar as mucosas, são expectorantes e diminuem a formação de catarro nas fossas nasais que prejudica a respiração.

Mezinhas das nossas Avós

Os nossos antepassados é que a sabiam toda. Desde as mezinhas, acompanhadas ou não de rezas, aos chás para tudo e mais alguma coisa, os remédios caseiros não falhavam...
Em todo o mundo, a arte de curar através de métodos naturais foi caindo em desuso, mas rapidamente está a ganhar novos adeptos.
Deixo aqui algumas receitas caseiras para muitos males.
Celulite – desde que se descobriu este mal que se luta com todas as forças contra ele. A recomendação passa por aplicar nas áreas que deseja ver mais elegantes porções de hera picada.
Abcessos – Para que rebentem, aplique uma fatia de presunto fresco com uma ligadura ou uma compressa de azedas cozidas e escorridas.
Olheiras – Se quiser que desapareçam, mastigue sem engolir 50 gramas de salsa crua assim que acordar.
Insónias – A recomendação é dormir com uma almofada onde colocou um saquinho com lúpulo ou camomila, substâncias calmantes. Um copo de leite antes de deitar ou um chá de flores de espinheiro, são outras soluções.
Dores de garganta – Para este problema as nossas avós recomendavam o uso de uma meia que tivesse sido usada durante todo o dia, colocando a parte do pé junto da garganta.
Constipações – Uma forma de acabar rapidamente com elas, é a aguardente abafada. Coloque um pouco de aguardente dentro de um recipiente e leve-a ao lume com uma pequena colher de açúcar. Deixe ferver e puxe-lhe o fogo. Depois de arder uns instantes, desligue o fogo e tape o recipiente. Deve beber-se bem quente, deitando-se de seguida numa cama aquecida, para suar.
Febre – Fazer baixar a febre nem sempre é fácil. Banhos de água morna são o ideal, mas se não puder, experimente colocar uma batata cortada às rodelas e atada com um lenço na testa durante cerca de 20 minutos.
Dores de dentes – Só quem passa por elas é que sabe avaliar a dor. Desde um cravo da índia colocado no buraco do dente, bochechar com aguardente ou colocar um raminho de salsa por detrás da orelha do lado atingido, tudo serve para aliviar.
Calvície – O cabelo cai e não torna a crescer. Mas para tudo há remédio. Esfregue o couro cabeludo com folhas de urtiga ou cebola esmagada. Se acha que é um remédio demasiado forte, experimente friccionar com a seguinte mistura: 100 gramas de raiz de buxo de infusão em 0,5 l de álcool a 45º graus durante 15 dias. Evite comer alimentos gordos.
Sangue pelo nariz – Se costuma sangrar do nariz pode enfiar pelas costas abaixo uma chave metálica ou um cubo de gelo (que funciona também para os ataques de soluços). Um tampão de água oxigenada, sumo de limão ou de urtiga também ajudam.
Calos – Um mal de que muitos sofrem e que prejudica o andar, especialmente de quem gosta de usar saltos altos. Uma solução é colocar uma rodela de alho ou o mesmo ralado sobre a calosidade, tendo o cuidado de não o deixar tocar na pele sã e enrolar uma ligadura até ao dia seguinte. Deve repetir-se a operação até o calo desaparecer.
Anemia – Recomendados pelo Popeye, os espinafres são a melhor solução para os que sofrem deste problema. Outra mezinha é tomar uma chávena de chá de raízes de angélica a seguir às refeições. Em alternativa pode tomar um cálice de vinho do Porto ou um copo de vinho tinto antes das refeições.
E depois de ler esta lista não diga que ainda vai correr até à farmácia? Claro que se os sintomas persistirem, nem todas as mezinhas do mundo chegam à atenção do médico, mas os nossos antepassados também sabiam umas coisas.

terça-feira, 27 de março de 2012

Frase do dia

"Reservar o nosso pensamento implica uma esperança infinita."
Scott Fitzgerald  
Scott Fitzgerald Estados Unidos1896 // 1940 Escritor
 

Outra mezinha que me deu resultado na dor de ouvidos

Num colher grande da sopa juntei 1 colher de sopa de óleo de soja (pode ser um qualquer) e um dente de alho cortado aos bocadinhos. Levei ao lume, ferveu e tirei a colher. Coei para uma chávena e deitei no ouvido tapando-o com algodão. Por acaso a dor passou. Ontem como fui à piscina, tou a sentir uma pequena dor no ouvido.

Tratamento caseiro para otite

A otite é o nome que se dá a inflamação do canal auditivo, do ouvido externo ou dos tímpanos. Os sintomas mais comuns além da dor localizada são,  febre moderada, dor de cabeça e até surdez momentânea.
Dores de ouvido podem resultar de inflamações leves, mas requerem cuidados imediatos para evitar complicações.
Um remédio caseiro para amenizar a dor é o alho. Frite dois dentes de alho em duas colheres de azeite e utilize ainda morno embebido em algodão para tapar o ouvido.
As flores da abobreira são também outro bom remédio para amenizar a inflamação e seus sintomas. Faça cataplasmas quentes na região externa do ouvido por aproximadamente 20 min.
A acumulação de água após banhos de piscina ou de praia criam um ambiente propício ao surgimento de fungos e bactérias que originam doenças, por isso seque muito bem os ouvidos com um tecido macio até onde o dedo alcança. Evite usar cotonetes.

Outro Tratamento caseiro para dor de ouvido

Um excelente tratamento caseiro para dor de ouvido é o óleo de alho. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes:
1 cabeça de alho fresco grande e azeite.
Para preparar este remédio caseiro, a cabeça de alho deve ser bem triturada e colocada num recipiente pesado com azeite suficiente para o cobrir (25 mm). O recipiente deve ser tampado e aquecido em lume brando por aproximadamente uma hora. Quando o remédio caseiro estiver morno deve ser coado com um tecido e armazenado no frigorífico num recipiente de vidro fechado.
Para utilizar o óleo de alho aqueça uma pequena porção numa colher de metal e posteriormente coloque num conta -gotas. Antes de aplicar nos ouvidos teste a temperatura do remédio nas costas das mãos.
O indivíduo com dor de ouvido deve pingar 2 gotas do óleo de alho em cada ouvido e colocar uma porção de algodão para protege-lo. Este procedimento deve ser feito de hora em hora até que ocorra a diminuição dos sintomas.
O alho se mostra eficaz no tratamento de infecções dos ouvidos devido as suas propriedades anti-bacterianas e antiinflamatórias, aumentanto ainda a resistência do organismo contra outras infecções.
Contraindicações: Este remédio caseiro é contraindicado para casos de otite externa ou suspeita de perfuração no tímpano.

Remédio caseiro para dor de ouvido

Aqueça levemente num pequeno recipiente uma colher de sopa de óleo de amêndoas, coloque umas gotas em um pedaço de algodão e ainda com a temperatura morna coloque sobre o ouvido de forma que fique tapado, mas sem pressionar.
A temperatura morna diminui a dor e a gordura lubrifica a pele do canal auditivo possivelmente inflamada.
O óleo de amêndoas pode ser usado embebido num pedaço de algodão para tamponar o ouvido, assim como em substituir o azeite de oliva.

domingo, 25 de março de 2012

Como cuidar dos seus ouvidos

Voltaire dizia que o ouvido é "o caminho do coração". Parece uma descrição adequada. Pense em como o choro de uma criança, uma canção romântica ou o barulho do aparelho de som do seu vizinho às três da manhã podem mexer com as suas emoções.
Os ouvidos não apenas nos fazem ouvir. Também desempenham um papel na manutenção do nosso equilíbrio, fundamental para o dia-a-dia. Ainda assim os ignoramos. Não conseguimos vê-los, a não ser com a ajuda de um espelho. Aceitamos sem problemas o que fazem por nós, até percebermos que algo está errado, como quando sentimos uma dor ou quando começamos a pedir para as pessoas que repitam o que acabaram de dizer. Este artigo vai revelar informações vitais sobre o cuidado dos ouvidos, tais como:

  • Proteger os ouvidos
    Todos sabem que barulhos muito altos podem danificar os ouvidos, mas há muitos outros modos de prejudicar a audição. Objectos exteriores ou sopros repentinos podem danificar o tímpano, resultando numa perda de audição temporária ou, em alguns casos, permanente. Nesta secção, explicaremos como evitar danos aos ouvidos e mostraremos as melhores maneiras de lidar com barulhos altos. Também revelaremos qual é o limite tolerável de decibéis e vamos comparar a altura do farfalhar das folhas com a de um motor a jacto.
  • Prevenindo problemas auriculares
    Além de garantir que você não perfure o tímpano com um objeto externo, há outros passos a tomar para prevenir problemas auriculares. Um deles é a otite dos nadadores (otite externa), uma doença que acontece quando bactérias crescem dentro do canal auricular. É uma infecção que pode ser bem dolorosa. Ensinaremos como prevenir e tratar esta infecção. Também revelaremos como fazer a manutenção diária dos ouvidos para mantê-los saudáveis e livres de problemas.
  • Infecções auricularesQuem tem filhos pequenos talvez já esteja acostumado com as infecções do ouvido médio, pois são as doenças mais comuns de bebés e crianças pequenas. Os adultos também têm infecções de ouvido, mas elas são muito mais graves nas crianças, pois são mais suscetíveis e os sintomas mais intensos. Daremos algumas dicas para prevenir que as crianças tenham infecções do ouvido médio e o que fazer caso isso aconteça.
  • Doenças dos ouvidos 
  • As infecções auriculares e os danos causados por barulhos excessivamente altos geralmente são problemas temporários. No entanto, alguns incómodos podem tornar-se doenças graves e duradouras. Surdez, falta de equilíbrio e zumbido constante nos ouvidos são sinais de problemas sérios.  
  • Níveis de decibéis Estes são os níveis de decibéis de alguns sons cotidianos:
  • Motor a jato (a 30 metros): 130
  • Britadeira: 120
  • Show de rock: 100
  • Caminhão (a 5 metros): 90
  • Aspirador de pó: 75
  • Restaurante barulhento: 70
  • Conversa normal: 60
  • Interior de uma residência urbana: 50
  • Rua de bairro sem trânsito: 40
  • Sussurro: 30
  • Farfalhar das folhas: 10

sábado, 24 de março de 2012

Atletas, principalmente os de alta performance, constantemente estão sentindo dores musculares devido ao extremo esforço imposto ao corpo. Normalmente estes atletas utilizam anti-inflamatórios e suplementos para evitar dores e lesões.

Atletas, principalmente os de alta performance, estão constantemente a  sentir dores musculares devido ao extremo esforço imposto ao corpo. Normalmente estes atletas utilizam anti-inflamatórios e suplementos para evitar dores e lesões.
Seria possível substituir estes medicamentos por algo mais natural?
Chá alivia dores musculares

Foi justamente esta pergunta que fez um grupo de cientistas ao desenvolverem uma pesquisa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um grupo de dez atletas tomaram um chá desenvolvido pelos pesquisadores contendo especiarias durante 60 dias, outros dez atletas não tomaram o chá e serviram de grupo controle para a eficiência da pesquisa. A pesquisa mostrou que a maioria dos atletas teve uma redução do MDA, substância que causa lesões musculares e dores. O chá também ajudou a diminuir a sensação de desgaste físico depois dos exercícios.
O chá não é muito diferente daqueles caseiros, mistura erva-doce, canela e mostarda em porções iguais.
Usada como conservantes na época das múmias egípcias, a canela, uma das especiarias mais utilizadas no mundo inteiro, é utilizada neste chá. Os pesquisadores preocuparam-se também com o gosto deste chá, para que fosse agradável, podendo ser utilizado como rotina, além de ser simples e fácil de fazer
Uma das pesquisadoras, Ana Vládia Moreira, diz que esta mistura pode ter efeitos benéficos no dia a dia de qualquer pessoa, por ser anti-inflamatório e antioxidante ele acaba sendo universal. Onde existem processos inflamatórios, como dores de cabeça, dor de dente, cólicas e outros, este chá pode ter efeitos atenuantes.
Resolvemos preparar o chá para ver o que sentíamos com ele. Colocamos a água na chaleira. Deixamos até formarem as primeiras bolhas. Como não tínhamos sachê, colocamos todos os ingredientes dentro da chaleira, canela em pó, semente desidratada de erva-doce e semente desidratada de mostarda. Deixamos por alguns minutos. Coamos com uma peneira bem fina em uma xícara de chá.
O chá é delicioso, o sabor da canela predomina e a sensação após tomarmos o chá e de que estamos dormentes, dá uma calma. Faça um teste, dê uma xícara de chá ao seu marido ou esposa, caso eles cheguem stressados a casa.

Matéria do Globo Repórter sobre o chá que alivia dores musculares

sexta-feira, 23 de março de 2012

Frase do dia

"Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência."

Aristóteles  
Aristóteles Grécia Antiga -384 // -322 Filósofo/Cientista

Asteroide volta a ameaçar a Terra

Tem cerca de 50 metros e deverá passar a 24 mil quilómetros de distância do nosso planeta. Mais perto do que muitos satélites comerciais.
Chama-se 2012 DA14. É um asteróide relativamente pequeno, mas que tem vindo a "ameaçar" colidir com a Terra. A Agência Espacial Europeia garante que não há perigo. 

"É uma distância segura, mas é suficientemente perto para que o asteróide seja visível com binóculos", garante Detlef Koschny, investigador da ESA.

As previsões apontam o dia 15 de Fevereiro de 2013. Esta não será, no entanto, a primeira vez que este asteróide se cruza com o nosso planeta. A órbita deste objeto espacial faz com que ele se cruze a Terra duas vezes por ano. A última vez que aconteceu passou a uma distância sete vezes superior à da Lua.

No próximo ano, as previsões apontam para uma distância muito menor.

Peça com cerca de 300kg terá caído do céu

Na Sibéria, caiu um objeto que terá vindo do céu. Presume-se que seja mais um fragmento de lixo espacial. Veja abaixo o vídeo.
A peça, aparentemente de metal, tem quase dois metros de diâmetro, um metro e meio de altura e pesa cerca de 300 kg. Foi encontrada na província de Novosibirsk, oeste da Sibéria.

As autoridades acreditam que o objecto poderá ser uma parte do satélite Meridián que foi lançado em dezembro de 2011. E nesta região, já foram encontrados mais de 10 fragmentos de lixo espacial.

No entanto, especialistas na matéria não acreditam que se trate de uma peça de um satélite. E as autoridades até já mediram os níveis de radiação e, pelos resultados, não há qualquer tipo de perigo para a saúde pública. 

"Nós medimos os níveis de radiação nas proximidades e dentro do objeto, e não foi nada detetado", explicou Yuri Bornyakov, chefe do serviço de resgate do departamento de Kuibyshevski. 

O objeto está agora a ser investigado pelas autoridades russas e pela agência espacial da Rússia.

Aspirina para tratar o cancro

Tomar uma pequena dose de aspirina todos os dias pode prevenir e até tratar o cancro. Estudos divulgados na revista The Lancet concluem que o medicamento reduz o risco de propagação do cancro em 36 por cento e baixa as hipóteses de fatalidade para 50 cento.
Ao fim de três anos, o consumo de uma dose baixa, entre 75 a 300 mg, de aspirina, reduz o risco de cancro em 25 por cento.
Peter Rothwell, da Universidade de Oxford, e a equipe que liderou, já tinha relacionado a aspirina a um risco menor de cancro, particularmente de intestino.
No entanto, o anterior estudo concluía que era necessário tomar o medicamento por mais de dez anos, para resultar o efeito desejado.
Agora, o período foi reduzido de três a cinco anos, baseado  numa nova análise de dados de 51 estudos envolvendo mais de 77 mil pacientes.
Segundo os investigadores, a aspirina não só é importante para reduzir o risco de desenvolver a doença como pode mesmo detê-la.
Apesar disso, o fármaco comporta alguns riscos como de hemorragias do estômago e do cérebro.
Este risco foi verificado, apenas nos primeiros anos da terapêutica, diminuindo após esse tempo.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai

Hoje é um dia muito especial para todos os pais. Desejo muitas felicidades a todos os pais do mundo, muito especialmente àqueles pais que como eu esperam ansiosamente por uma lembrança dos filhos. Deixo este conselho de Agostinho da Silva, ilustre filosófo português.

Conselho aos pais
A pior traição que podemos cometer perante o moço que se aproxima para que lhe digamos a Verdade é ocultar-lhe que para nós essa verdade se encontra tão longínqua e velada como a ele se apresenta. Se lhe damos por certeza o que se mostra duvidoso enganamos a confiança que o levou a dirigir-se-nos; se lhe não fizermos ver todas as fendas dos paços reais arriscamos a sua e a nossa alma a um desastre que nenhum tempo futuro poderá reparar. Os que julgou mais nobres enganaram-no; era cego, pediu guia, e levaram-no a abismos; nunca mais a sua mão se estenderá aberta e franca a mãos humanas. Quanto a nós mesmos, que valor tem a causa se para lhe darmos dinamismo a deformamos, a mergulhamos em parte na sombra da mentira?Não é nosso ideal, e por isso lutamos, formar os bandos inconscientes e os prontos cadáveres que às nossas ordens obedeçam; salvar-se-á o mundo pelos espíritos claros, tenazes ante o certo, ante o incerto corajosos; só eles sabem medir no seu justo valor e vencer galhardamente toda a barreira levantada; só eles encontram, como base do ser, a marcha calma e a energia inesgotável. É ilusória toda a reforma do colectivo que se não apoie numa renovação individual; ameaça a ruína a todo o movimento que tornarem possível a ignorância e a ilusão. Acima de tudo coloquemos a franqueza e os abertos corações; das dúvidas que se juntam podem surgir as fórmulas melhores; vem mais lento o triunfo, mas vem mais sólido; a ninguém se arrastou, todos chegaram por seu pé.

Agostinho da Silva, in 'Considerações'

sexta-feira, 16 de março de 2012

Pensamento do dia

"O Destino tem a mesma lei para todos: tira à sorte entre o humilde e o grande; a sua urna é vasta e contém todos os nomes."
Horácio Roma Antiga -65 // -8 Poeta

A propósito dos medos

A psicologia do medo é algo fascinante pois contraria as leis das probabilidades. Muitos têm medo, por exemplo, de andar de avião enquanto se sentam diariamente ao volante do seu automóvel onde têm uma probabilidade muito maior de sofrer um acidente. Ou têm regularmente comportamentos como fumar ou não praticar uma alimentação saudável o que pode levar a doenças que são das que matam mais pessoas em todo o mundo.
O medo é uma resposta inata que desempenha um papel fundamental na evolução de todos os seres vivos. Sem ele estaríamos demasiados expostos a certos riscos que ameaçam a nossa sobrevivência. O medo evoluiu na nossa, e noutras espécies, para nos dar capacidade para evitar predadores ou riscos à nossa integridade física vindos do ambiente natural.
Acontece que na sociedade actual não temos predadores a temer e alterámos bastante o ambiente natural pelo que é plausível que a reacção de medo possa estar nalguns casos desajustada da real probabilidade de algo ameaçar a nossa sobrevivência.

Também é importante considerar que o medo tem de ser controlado sob pena de deixar de ser uma resposta eficaz. Por isso, quando a ameaça é constante há a tendência para deixar de temê-la ou viveríamos em permanente receio. Isto talvez tenha influência no caso que referi de conduzir um automóvel. Ou de raramente pensarmos na real possibilidade de uma guerra nuclear poder ser despoletada.

Parece ridículo mas o que é facto é que há hoje em dia mais países com capacidade nuclear do que alguma vez houve e alguns deles liderados por pessoas pouco ou nada confiáveis. Veja-se a recente escalada de tensão entre o Ocidente e o Irão.


Muitos têm medo de andar de avião mas ao volante do seu automóvel têm uma probabilidade maior de acidente
No extremo oposto temos alguns medos primitivos como por exemplo de outros animais que apenas fariam sentido se estivéssemos expostos às leis naturais da sobrevivência. Um dos casos é o medo de tubarões quando a esmagadora maioria de nós nunca nadou numa praia em que eles existam e quando menos de uma dúzia de pessoas morre anualmente por essa causa.

Outro medo primitivo é o dos insectos que salvo raríssimas excepções não são uma ameaça à nossa integridade física. No caso das doenças, salvo o caso do cancro em que o receio está associado à probabilidade significativa de se poder morrer dessa enfermidade, há vários casos, como o das infecciosas em que o medo não é justificado com a ameaça que representam.

A maioria de nós nunca nadou numa praia com tubarões
A maioria de nós nunca nadou numa praia com tubarões
Por exemplo, o Ébola causa muito receio em todos nós mas cada surto tem morto no máximo 100 ou 200 pessoas numa área localizada. Ou podemos também pensar no caso da gripe A ou da doença das vacas loucas em que o medo superou largamente a ameaça que a doença representou.

Por isto, certamente beneficiaríamos se canalizássemos as reacções de medo para o que de facto nos pode afectar como o caso das doenças cardiovasculares, em que a mudança de comportamentos eventualmente despoletada por esse medo pode ajudar a evitá-las.

E não perdêssemos tempo a pensar em ameaças que têm uma probabilidade mínima de se concretizar. Mas sendo o medo uma resposta inata e instintiva este é um desafio que não é nada fácil superar.

Magma denso impede que Lua tenha vulcões activos

Interior do manto lunar é rico em titânio


Ao contrário da Terra, a Lua não tem vulcões activos. Os traços do passado vulcâncio deste satélite natural datam de há mil milhões de anos. Os cientistas consideram Isto surpreendente porque dados recentes de sismos lunares sugerem que existe muito magma líquido no interior da Lua.


A equipa dirigida por Mirjam van Kan Parker e Wim van Westrenen, da Universidade de Amesterdão, conseguiu perceber porque não há actividade sísmica na superfície: as rochas derretidas no interior da Lua podem ser tão densas que se tornam muito pesadas para virem à superfície. Para chegarem a esta conclusão, os cientistas produziram cópias das rochas da lua trazidas pelas missões Apolo. Depois, derreteram-nas sob as temperaturas e pressões extremamente altas que se encontram no interior da Lua e mediram as suas densidades com raios-X. Os resultados estão publicados na «Nature Geoscience».
O ano passado, cientistas da NASA publicaram um novo modelo do interior da Lua, utilizando dados dos sismógrafos das missões Apollo, que percorreram a Lua há cinco décadas.

Renee Weber afirma que as partes mais profundas do manto lunar, já na fronteira com o pequeno núcleo metálico, estão parcialmente derretidas em 30 por cento. Na Terra, esses corpos de magma tendem a mover-se para a superfície levando a erupções vulcânicas.

Na Lua isso não acontece. A força motriz para o movimento vertical do magma é a diferença de densidade entre o magma e o material sólido circundante. Essa diferença faz com que o magma líquido se mova lentamente para cima, como uma bolha. Quanto mais leve este é, mas violento é o movimento.

Para determinar a densidade do magma lunar, os cientistas sintetizaram uma pedra lunar em laboratório. Submeteram-nas a uma temperatura de 1500 graus e uma pressão de 45 mil bar.

É possível gerar estas condições extremas com pequenas amostras, aquecendo-os com uma corrente eléctrica elevada e esmagando-as com uma prensa. Através da utilização de um feixe de raio-X tornou-se possível a medição.

“Tivemos de usar o mais brilhante feixe de raios-X do mundo para essa experiência porque a amostra magma era muito pequena e estava confinada a um recipiente maciço e altamente absorvente”, explicam os investigadores.

Concluiu-se que quase todos os magmas lunares tinham uma densidade mais pequena do que os sólidos que os rodeiam, tal como na Terra. Mas há uma importante excepção que determina a diferença entre os dois corpos. Pequenas gotículas de vidro rico em titânio encontradas pela missão Apollo 14 produzem magma tão denso como as rochas encontradas nas partes mais profundas do manto. Este magma não se consegue mover até à superfície.

Artigo: Neutral buoyancy of titanium-rich melts in the deep lunar interior

quinta-feira, 15 de março de 2012

IMPORTANTES MELHORAMENTOS NA ZONA RIBEIRINHA DO RIO CÁVADO

Parque de lazer de Ruães/Merelim S. Paio

 Vista da obra em curso

A junta de freguesia de S. Paio de Merelim está a levar a cabo obras importantes neste espaço de lazer, alargando e prolongando a pista pedonal até Ruães/Mire de Tibães. Trabalho difícil, pois é necessário “roubar” uns metros ao rio e limpar a margem onde eu tanto gostava de pescar quando era jovem. Parece-me que brevemente vou voltar a esses tempos longínquos. Os pescadores e todos os amantes da natureza agradecem o empenho da Junta de Freguesia nesta obra que além de ligar novamente pela margem esquerda do rio Cávado as freguesias de S. Paio de Merelim e Mire de Tibães, vai ser possível caminhar desde a Ponte de Prado até Ruães/Mire de Tibães e reabilitar um caminho que era um traço de união entre as duas freguesias mas que a implacável força das águas do Rio Cávado quase fizera desaparecer.

Parque da ponte









 vista da obra junto à Ponte de Prado

Visitei ontem esta pequena mas muito significativa intervenção. Foi muito bem feita pois alargou um pouco a margem e endireitou o caminho.









panorâmica da pista pedonal

Pensamento do dia

"Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre." (Santo Agostinho)

Solução caseira para espinhas

Uma eficaz solução para o combate de espinhas é a loção de aroeira. Para preparar esta loção é preciso 100g de casca de aroeira ralada e 1 litro de água.
Para preparar este remédio caseiro é importante que a água ferva junto com a planta, por aproximadamente 15 minutos. Depois a preparação deve ser tampada até esfriar. Após ser coada a loção deve ser aplicada nas áreas afetadas 5 vezes ao dia.
A loção de aroeira de nome científico Schinus molle L, é indicada para espinhas e para demais lesões na pele e este chá também é utilizado no tratamento de febre, reumatismo e sífilis.

Solução caseira para gengivas inflamadas

Uma excelente solução caseira para gengivas inflamadas é o chá de mirra. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: ¼ de sal marinho,
¼ colher (chá) de extrato de mirra e
125 ml de água.
Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta derramar água morna sobre os ingredientes e tampar o recipiente por alguns minutos. O indivíduo com a gengiva inflamada deve escovar bem os dentes e utilizar 60 ml do remédio caseiro para bochehar.
Mirra, de nome científico Commiphora myrrha é uma planta medicinal que contêm propriedades anti-microbianas e antiinflamatórias que ajudam a matar as bactérias e protegem o tecido gengival, diminuindo a inflamação das gengivas. Esta planta também pode ser utilizada no tratamento de espinhas e de outras infecções da pele.

Tratamento caseiro para gengivas saudáveis

Um excelente tratamento caseiro para manter as gengivas saudáveis é o chá de mirra e sal marinho. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes:
¼ colher 8(chá) de extrato de mirra,
¼ colher (chá) de sal marinho e
125 ml de água.
Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta misturar os ingredientes na água e após escovar os dentes fazer um bochecho utilizando 60 ml do chá. O bochecho deve ser feito cuidadosamente, passando por toda a superfície bucal.
As propriedades antimicrobianas e adstringentes da mirra ajudam a matar bactérias e protegem o tecido gengival.

Tratamento caseiro para desintoxicar

Um excelente tratamento caseiro para desintoxicar é o batido de morangos e linhaça. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes:
1 xícara de morangos,
1 copo de iogurte natural e
4 colheres (sopa) de linhaça.
Preparar este remédio caseiro é muito fácil, primeiramente lave bem os morangos e retire as suas folhas, posteriormente adicione-os no liquidificador juntamente com os outros ingredientes e bata bem. O batido deve ser bebida de manhã, ainda em jejum. Um copo desse remédio caseiro diariamente é suficiente para desintoxicar o organismo.
Os ingredientes utilizados nesse tratamento caseiro são ricos em fibras, o que ajuda o intestino trabalhar melhor, a limpar o corpo e a diminuir o excesso de gorduras e fluidos, podendo também ser utilizada em dietas de emagrecimento.

Tratamento caseiro para cólica menstrual

Um excelente tratamento caseiro para cólica menstrual é o chá de orégão. Para preparar este remédio caseiro é preciso 2 colheres (chá) de orégão e 1 xícara de água.
A água deve ser fervida e só então as colheres de orégão podem ser acrescentadas. O próximo passo é tampar o recipiente por aproximadamente 5 minutos e deixar a solução descansar.
Recomenda-se beber o chá de orégão de 2 a 3 vezes ao dia para que haja o alivio das cólicas menstruais e de preferência  sem ser adoçado.
O orégão além de proporcionar um sabor característico em inúmeras receitas gastronómicas, possui acção diurética, sudorífera e elimina as toxinas do organismo. Pode ser utilizado em casos de cólicas menstruais, dores de cabeça e de estômago.

ARTROSE - UMA DOENÇA QUE APARECE COM O AVANÇO DA IDADE

  
TRATAMENTO CASEIRO

Um óptimo tratamento caseiro para artrose é o cataplasma de linhaça. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 3 colheres de sopa de linhaça e 500 ml de água.
A linhaça deve ser misturada com água fervente até que ganhe uma textura consistente. Este remédio caseiro deve ser colocado ainda morno num pano limpo e aplicado sobre a articulação afectada.
O cataplasma deve ser aplicado pela manhã e pela noite durante 5 dias consecutivos, para que haja o alívio dos sintomas da artrose.
A linhaça é uma planta usada para fins medicinais devido ao seu alto teor nutritivo, além de auxiliar no tratamento de artrose, é utilizado para o tratamento de tosse e para o alivio de queimaduras solares.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Asteróide pode ameaçar a Terra em 2040

Há muito tempo para desviá-lo, se for necessário, dizem os investigadores



Asteróide 2011 GA5 poderá passar muito próximo da Terra
Os cientistas estão a vigiar um asteróide que pode vir a ser uma ameaça para a Terra daqui a três décadas. A rocha espacial, de seu nome 2011 GA5, mede 140 metros de diâmetro e é possível que se aproxime demasiado do nosso planeta em 2040. Apesar de só se ter a certeza dos perigos reais daqui a uns anos, os investigadores estão, com tempo, a pensar em formas de desviar o asteróide.
O assunto foi debatido na sessão 49 do Subcomité de Assuntos Científicos e Técnicos da Comissão das Nações Unidos sobre a Utilização Pacífica do Espaço Exterior (COPUOS), que decorreu no início do mês em Viena de Áustria.

O objecto foi descoberto em Janeiro de 2011 por observadores do Mount Lemmon Survey, em Tucson, Arizona (EUA). Apesar de conhecerem o seu tamanho, os cientistas não sabem ainda qual a sua massa nem composição. “Só observámos aproximadamente metade de uma das suas órbitas, pelo que a confiança nestes cálculos não é ainda muito elevada”, explica Detlef Koschny, da Agência Espacial Europeia ao siteSpace.com.
O cientista diz que não é ainda possível dizer que o asteróide é uma ameaça real, já que para isso será necessário observar pelo menos uma ou duas órbitas completas. Sugere, no entanto, que se fique de olho nele.
Segundo Donald Yeomans, director do programa de Observações de Objectos Próximos da Terra, (Laboratório de Propulsão a Jacto, Califórnia), com os dados que existem agora, a probabilidade de impacto é de 1 em 625, no dia 5 de Fevereiro de 2040.
Esta probabilidade de impacto não é fixa, visto que os números podem mudar após novas observações. O objecto será observável da Terra entre 2013 e 2016.
No cenário pouco provável das possibilidades de impacto não diminuírem significativamente depois desse período, haverá ainda tempo suficiente para enviar uma missão que altere o curso do asteróide através de efeitos gravitacionais.

Fonte: Ciência Hoje

Erupção solar pode afectar distribuição de electricidade e comunicações

Tempestade foi a mais forte dos últimos cinco anos

Tempestade solar começou a sentir-se a partir das 12h, hoje.
Tempestade solar começou a sentir-se a partir das 12h, hoje.
A mais forte erupção solar dos últimos cinco anos, que começou anteontem, dificilmente terá consequências directas em Portugal devido à sua localização, salvaguardou Dário Passos, investigador do CENTRA-IST e da Universidade de Évora. “Só se houver um evento de muita intensidade é que poderemos sentir alguma coisa cá [em Portugal] a nível directo”, referiu o investigador, explicando que o país poderá, no entanto, sofrer consequências indirectas como problemas nas comunicações ou adiamentos de voos.

O impacto desta tempestade solar na Terra começou a sentir-se a partir das 12h de hoje, prologando-se até sexta-feira, segundo as previsões da Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera, nos Estados Unidos. A explosão de partículas poderá afectar a distribuição de electricidade, as comunicações por satélite, os sistemas GPS, a actividade dos astronautas da Estação Espacial Internacional e obrigar as companhias aéreas a alterarem as rotas para evitar as regiões polares.
“Os países sempre mais afectados são os que estão mais a norte e mais a sul, [como] Canadá, Noruega Finlândia. Países que estão a latitudes superiores vão ser sempre mais afectados por este tipo de tempestades do que nós que estamos aqui no mediterrâneo ou os países que estão a nível do Equador”, referiu o investigador.

Dário Passos explicou que o pico máximo deste ciclo solar deve acontecer entre “Junho e Julho de 2013” e, previsivelmente, em termos de actividade, será inferior ao ciclo passado, que ocorreu entre 1997 e 2009.

“O sol é mais ou menos activo num ciclo de 11 anos. Durante alguns anos tem pouca actividade. Depois a intensidade da actividade solar vai aumentando e, agora que nos estamos a aproximar do máximo de actividade solar que está previsto para 2013, é normal que estes fenómenos aconteçam”, disse o investigador do Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA) do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

A última explosão solar ocorreu a 23 de Janeiro e agora o fenómeno voltou a acontecer, mas Dário Passos sublinha que não é possível prever com que frequência é que acontecerá daqui para a frente.

“O que sabemos sobre este tipo de explosões ainda é insuficiente para conseguirmos dizer se no próximo mês vai haver duas [tempestades solares]. Neste momento não temos esse tipo de conhecimento. A única coisa que podemos dizer é que vão acontecer e mais frequentemente”, assinalou.
Fonte: Ciência hoje

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher

Hoje, dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher, é um dia muito especial para todas as mulheres. Recordo as corajosas mulheres russas que lutaram por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na I Guerra Mundial.
Um apreço muito especial a todas as mulheres do Mundo e um carinho muito especia àsmulheres dos países árabes e muçulmanos, em África e em muitos países asiáticos e um pouco por todo o mundo lutam pela sua emancipação e contra todas as formas de descriminação.
Não posso esquecer as mulheres sauditas, únicas no mundo que ainda não podem conduzir.
Um beijinho muito caridoso à minha filha Adriana Rita.

Dorsalgia










O que é?
  • Dores nas costas;
  • Afectam dois terços da população;
  • É uma das principais causas de baixa.
Sintomas:
  • Dor intensa, agravada com esforços.
Causas:
  • Funcionamento deficiente da coluna vertebral ou dos músculos que a sustentam;
  • Pode estar relacionada com determinadas profissões ou com a posição diária;
  • O stress também e uma causa.
Utilizar plantas medicinais:
  • Groselheira-magra (infusão): 5g de folhas secas para 1 L de água a ferver. Deixe repousar 5 minutos. Beba 2 ou 3 chávenas por dia.

  • Tomilho (infusão): 1 saqueta para 1 chávena de água a ferve. Deixe repousar 5 minutos. Beba 3 chávenas por dia.
  • Alecrim: 3 gotas de óleo essencial misturadas com 10ml de óleo de base. Massaje a zona afectada 2 ou 3 vezes por dia.
 Conselhos:
  • Consulte um médico;
  • Não pegue em pesos;
  • Evite posições incorrectas e actividades que forcem demasiado as costas;
  • Dê preferência aos alimentos ricos em magnésio e cálcio.

ENXAQUECA

 
 O que é?
 Dores de cabeça frequentes acompanhadas por náuseas ou vómitos;
  • Localiza-se de um só lado crânio;
  • Pode durar de algumas horas a 3 dias.
Sintomas:
  • Súbita dor num dos lados do crânio;
  • Náuseas e vómitos;
  • Forte aversão à luz intensa e aos ruídos fortes;
  • Raramente pode haver alterações de visão (clarões).
 Causas:
  • Alterações na circulação sanguínea;
  • Stress, cansaço e alterações hormonais;
  • Alterações climatéricas;
  • Pode ser hereditário.
Utilizar plantas medicinais:
  Canela (infusão): 1g de casca para 1 chávena de água a ferver. Deixe repousar 10 minutos e filtre. Beba 3 chávenas por dia;
  • Hortelã-pimenta (infusão): 1 colher de sobremesa de folhas secas para 150ml de água a ferver. Deixe repousar 15 minutos e filtre. Beba 1 chávena depois de cada refeição.

 











Conselhos:
  • Faça exercícios de relaxamento.