Notícias

-

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Própolis (ou propolis), Uso Medicinal



(diz-se: O própolis ou A própolis. Entre nós é conhecido como O própolis ou propolis; no Brasil diz-se A própolis)

Própolis é uma substância produzida pelas abelhas maioritariamente formada por ceras e resinas. As abelhas colhem as resinas dos rebentos das plantas. O Própolis resulta da acção da saliva das abelhas sobre essas resinas e é usado para recobrir as entradas das colmeias, onde age como protector contra fungos e bactérias e para proteger do frio.

O própolis tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica; isto é: com o tipo de flora da zona onde se encontra a colmeia.

Diz-se que o nome desta substância, Própolis, ou Propolis, provem de Pro Pólis a que se atribui o significado: Defesa da população (defesa ou protecção da cidade segundo outras versões)


O (ou a) Própolis tem vindo a ser utilizada, desde a antiguidade, como medicamento popular no tratamento de feridas e infecções. As histórias das medicinas das civilizações Chinesa, Tibetana, Egípcia e também a Greco-Romana são ricas em referências ao Própolis; Todas contêm, nos seus escritos antigos, centenas de receitas onde entram principalmente mel, própolis, larvas de abelhas e, às vezes, as próprias abelhas, para curar ou prevenir enfermidades.


O própolis foi redescoberto recentenmente e reconhecido como um poderoso antibiótico natural, usao para tratar feridas, problemas da boca e garganta



Composição do Própolis


• Resinas vegetais e bálsamos: 50 a 55%


• Cera de abelha: 30%


• Óleos essenciais: 8 a 10%


• Pólen: 5%


Já foram identificados mais de 200 compostos químicos, no própolis. Entre os principais compostos activos podemos citar os compostos flavonóides, ácidos aromáticos, terpenóides, aldeídos, álcoois, ácidos alifáticos e ésteres, aminoácidos, esteróides, açúcares, etc


São encontrados também, na composição química do própolis: vitaminas, antibióticos, enzimas e minerais (alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco).


Propriedades e Aplicação:


• Propriedades


o 1 Antimicrobiana


o 2 Antifúngica


o 3 Antivirótica


o 4 Antiprotozoário


o 5 Bactericida e bacteriostática


o 6 Anestésica


o 7 Antiinflamatória


o 8 Antioxidante[5]


o 9 Estimulante sexual


o 10 Cicatrizante e regeneração de tecidos


o 11 Anti-sépticas e hipotensivas


o 12 Tratamento de gengivites


o 13 Atividade hepatoprotetora e agente anti-úlceras


o 14 Estimuladora do sistema imunológico


o 15 Ação inibidora na multiplicação de células tumorais


. Aplicações


O própolis é muito utilizado como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Há quem o use principalmente com a função de fortalecer o sistema imunológico, actuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Diversos Estudos comprovam as suas propriedades biológicas e terapêuticas:


• Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.


• Fortalece a acção imunológica dos linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.


• Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.


• Trata queimaduras graves e outras doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar. (pode ser misturado no champô ou condicionador)


• Trata doenças das vias respiratórias e urinárias.


• Age como antioxidante.


• Actua como estimulante natural das defesas. É muito útil para quem sofre de fadiga frequente e baixa imunidade.


• Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.


• Possui diversas propriedades terapêuticas por acção dos seus flavonóides

A própolis pode ser utilizada na forma líquida (extracto) ou misturado com outros produtos: pomada, etc. Para aplicação tópica. Para a prevenção de doenças e fortalecimento de sistema imunológico é aconselhável tomar de 10 a 15 gotas de extracto de Própolis, diariamente.

Podem colher-se muitos testemunhos que atestam a eficácia do Própolis nas mais variadas utilizações.


Há casos de crianças “sentenciadas” para operar as amígdalas que se curam (e dispensam a operação) quando tratadas com própolis.


Portanto, se for afectado por gripe, bronquite, ou outras doença citada, use própolis.

(É pena ser tão caro. Comprei uma embalagem no Jardim Verde e paguei € 21.24).

Sem comentários:

Enviar um comentário