Notícias

-

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE NATAL

Desejo a todos os seguidores do meu blog um Santo e Feliz Natal e um ano Novo muito próspero se possível sem Passos C.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

UMinho testa tratamento sem fármacos para controlar a miopia

Estudo mundial envolve mais de 300 crianças dos oito aos 12 anos



Miopia acima das 5 ou 6 dioptrias é mais problemática
O Centro de Física da Universidade do Minho (UMinho) está a testar a eficácia de um dispositivo médico para diminuir a progressão da miopia, sem recorrer a qualquer fármaco. A investigação faz parte daquele que é até agora o maior ensaio clínico mundial do género e envolve mais de 300 crianças dos oito aos 12 anos. O projecto, que se prolonga por três anos, conta ainda com centros de investigação do Canadá, Reino Unido, Singapura e Hong Kong.

“Há tratamentos promissores que permitem diminuir significativamente o aumento da miopia”, explica o professor José González-Méijome, coordenador do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab).

Este distúrbio visual atinge cerca de um terço da população europeia e mais de 70 por cento em muitos países asiáticos. Os estudos mais recentes apontam para um aumento significativo da incidência da miopia nas gerações mais jovens, que têm também valores cada vez mais elevados desta dificuldade em ver bem ao longe.

A miopia pode apresentar-se em diversas idades, atingindo em geral valores maiores quanto mais cedo se manifestar nas crianças, aumentando mais rapidamente entre os 8 e 12 anos de idade, explica José González-Méijome, sublinhando: “É precisamente quando a miopia aumenta acima das 5 ou 6 dioptrias que esta anomalia da visão se torna mais problemática, pois associa-se a alterações mais severas que podem comprometer a visão definitivamente, conduzindo à cegueira”.

Este motivo levou a Organização Mundial da Saúde a considerar a miopia como um alvo prioritário.


Fonte: Ciência Hoje 

Frase do dia

"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais.
Alexandre Herculano

MAIS UMA IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO MINHO

Projecto europeu transforma resíduos agrícolas em biogás


Projecto pretende reduzir impacto ambiental em zonas rurais
O projecto europeu AGROGAS pretende promover a valorização de alguns dos resíduos dos sectores agrícola, pecuário e agro-industrial, através da produção local de biogás. O objectivo é reduzir o impacto ambiental destes sectores, especialmente nas zonas rurais, diminuindo a sua dependência energética.

A iniciativa conta com participação portuguesa, através do Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) Universidade do Minho e junta ainda a Agencia Extremeña de la Energía, a Fundación General de la Universidad de Salamanca, a Fundaçión Fundagro (todas da Espanha), o Institut National Polytechnique de Toulouse e a École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées (ambos da França).

“No sudoeste europeu há um enorme potencial dos resíduos da agricultura, agro-indústria e pecuária, que podem converter-se em biocombustível para as indústrias ou em adubo para as terras, por exemplo. Este projecto pode ser determinante para o crescimento, o emprego e o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais”, diz a investigadora Bruna Fonseca, do CVR. O incremento da procura mundial por alimentos de origem animal leva a uma intensificação das explorações, daí ser cada vez mais importante o tratamento eficiente dos resíduos.

O AGROGAS vai ser desenvolvido até Junho de 2014 e visa atingir cerca de cem explorações espanholas, francesas e portuguesas. O consórcio é financiado em cerca de 740 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Foi eleito em condições muito competitivas, entre 319 candidaturas, sendo o único da primeira fase da terceira convocatória aprovado no tema Ambiente.

A reunião inicial do projecto foi em Badajoz e incluiu um seminário com 60 pessoas. Nesta reunião planificaram-se as actividades a realizar e que incluem a criação de uma ferramenta informática que avalie a viabilidade técnica, económica e ambiental de uma unidade de produção de biogás, que será desenvolvida com o apoio de centros tecnológicos das regiões do projecto – Norte de Portugal, Extremadura, Salamanca, Navarra, Aquitânia e Pirenéus.

O próximo encontro é de 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2013 no CVR, no campus de Azurém, Guimarães. As etapas seguintes prendem-se com o desenvolvimento de diversos estudos, uma plataforma ‘online’, uma rede do sudoeste europeu sobre o tema, bem como a promoção de formações, conferências e acções de divulgação, entre outros aspectos.
Fonte: Ciência hoje

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Xarope de Nabo


O nabo é uma hortaliça que possui diversas
propriedades medicinais. Ele é rico em vitaminas A, C, E e do complexo B, além de sódio, cálcio, ferro, fósforo e outros minerais essenciais. O nabo também actua como um expectorante natural, ajudando a limpar as vias respiratórias. Por isso o seu consumo é altamente indicado para casos de bronquite, tosse, sinusite e outros problemas relacionados. Acredita-se ainda que a hortaliça funcione como diurético, anti-inflamatório e purificador do sangue.
A receita do xarope de nabo é indicada principalmente para o tratamento da tosse, quando há necessidade de eliminar o catarro dos pulmões. O xarope também pode ser utilizado em casos de crise de bronquite, asma ou sinusite. Ele ajuda a aliviar os sintomas dessas doenças e controlar as crises. Lembramos que o uso do medicamento não dispensa a consulta médica.

Nabo, um expectorante natural

Você vai precisar de:

  • 1 nabo
  • 1 chávena (chá) de açúcar mascavado

Modo de Preparo:

Primeiramente, lave bem o nabo com água e uma esponja limpa. Depois corte-o em rodelas com mais ou menos 1cm de espessura, sem retirar a casca. Distribua as rodelas numa travessa de vidro, cobrindo com uma camada de açúcar mascavado. Se necessário, intercale camadas de nabo e açúcar. Feito isso, cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por 12 horas. Depois desse tempo, você perceberá que um líquido se formou no fundo da travessa. Mexa um pouco e então coe o xarope. Guarde a mistura  num vidro e mantenha guardado no frigorífico.

Posologia

Tomar 3 colheres (sopa) do xarope ao longo do dia: pela manhã, a tarde e antes de dormir.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pensamento do dia

A vida é igual andar de bicicleta. Pra manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento.
Albert Einstein

domingo, 16 de setembro de 2012

JORNADA DE LUTA EM TODO O PAIS

Os portugueses saíram às ruas em cerca de 40 cidades para dizer a este (des)governo Passos/Portas/Troika que basta de austeridade e desvarios. Passos tem conseguido unir patrões e trabalhadores nas críticas ao seu (des)governo. O povo português perdeu o respeito a este 1º Ministro e ao seu (des)governo.
Estamos a viver uma crise como já não acontecia á décadas. Passos Coelho à boa maneira estalinista/salazarista retira o dinheiro ao povo para que este não tenha poder de compra para assim reduzir as importações e por conseguinte isolarmo-nos do resto da União Europeia.
espero que o Presidente da República acorde da sua letargia e assuma o comando desta desgovernada nau.
Estas manifestações espontâneas por todo o país também foram um aviso aos partidos do arco da governação para que tomem medidas para que políticos desta estirpe sejam removidos dos seus quadros e assim o país ganhar políticos honestos e eficientes.

sábado, 21 de julho de 2012

Xarope de Limão - Receita Natural

O limão é mesmo um santo remédio. Tanto na casca quanto no sumo da fruta, encontramos substâncias essenciais, que ajudam na prevenção de doenças e bom funcionamento do organismo. Entre essas substâncias, podemos mencionar os antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento das células. O limão também contém vitamina C e sais minerais, que fortalecem o sistema imunológico.
Devidos a essas substâncias, o limão actua como bactericida e anti-inflamatório, sendo eficiente no tratamento de doenças como: gripes, resfriados, asma, diarreia, amigdalite, problemas digestivos, aftas e colesterol alto. Para tanto, a fruta deve ser consumida em forma de sumo, chá, xarope ou pura.
Limão
Limão
A sugestão de hoje é o xarope de limão, indicado para tratamento de problemas respiratórios, como tosse, asma e bronquite.

Você vai precisar de:

  • 1 limão
  • 1 colher (sopa) de mel

Modo de Preparo:

Leve o limão ao forno, sem cortar ou descascar. Espere até que ele fique levemente tostado. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Esprema o sumo do limão ainda morno, misture com a colher de mel e tome em seguida. 

Posologia

Tomar 1 colher (sopa) de xarope 3 vezes ao dia: pela manhã, à tarde e antes de dormir. Em crises mais graves, ingerir um colher (chá) de hora em hora.

Cuidados

Assim como outros xaropes preparados com mel ou açúcar, essa receita deve ser evitada por quem sofre com o diabetes.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Um copo de vinho por dia nem sabe o bem que lhe fazia!

Investigadores comprovam que bebida reduz risco
de infecção por alimentos contaminados



A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto tem realizado vários estudos que demonstram que a ingestão de vinho diminui o número de bactérias patogénicas presentes em alimentos contaminados.

A investigação em curso revela que a viabilidade dos organismos infecciosos é fortemente afectada quando estes são directamente expostos à acção do vinho devido às propriedades antimicrobianas presentes. Assim, pressupõe-se que a ingestão moderada desta bebida durante a refeição pode contribuir para a diminuição do número de bactérias patogénicas presentes em alimentos contaminados.

“Concluímos que o vinho exerce uma forte acção de inactivação dos organismos estudados”, afirma José António Couto ao Ciência Hoje.

Segundo o investigador da ESB, este efeito foi verificado em alimentos contaminados e em condições representativas do sistema gastrointestinal. Experiências realizadas in vitro com Listeria, Campylobacter jejuni e Bacillus cereus revelaram que “o vinho exerce um efeito de inactivação celular significativo, além do efeito do suco gástrico, contribuindo para a diminuição do número de células viáveis de bactérias patogénicas”.


A taxa e a extensão da inactivação dependem, no entanto, da matriz alimentar, devido ao conhecido papel de protecção microbiana conferido por certos componentes dos alimentos.

Além disso, os mecanismos responsáveis pelo efeito antimicrobiano do vinho não estão completamente esclarecidos. Outros trabalhos mostram que este efeito resulta de uma combinação complexa de vários factores/componentes do vinho que actuam de forma sinérgica.

Os investigadores da ESB pretendem agora aprofundar o estudo dos mecanismos responsáveis pela acção antimicrobiana do vinho.

Além disso, “pretendemos avaliar o efeito do vinho sobre os factores de virulência de bactérias patogénicas”, avança José António Couto.

Mas agora não abusem

Fonte: Ciência Hoje

quinta-feira, 31 de maio de 2012

FRASE DO DIA

"No amor, as mulheres são profissionais e os homens, amadores."
François Truffaut
Realizador cinematográfico francês

terça-feira, 29 de maio de 2012

A FEBRE

A febre é um factor de cura e por isso não pode ser suprimida. Aliás, ter febre é um bom sinal de saúde: o sistema imunológico está agindo. Muita gente ainda não entende isso e recorre aos medicamentos para combater a febre. Age mal.
A gripe é causada por vírus que penetram no organismo humano. Nem os antibióticos matam os vírus. Mas eles perdem a capacidade de se reproduzir com rapidez e morrem quando a temperatura do corpo atinge 39 ou 40 graus. Isso acontece justamente pela febre, que o corpo produz para esta finalidade.
A febre é, portanto, um processo natural de autocura. O organismo queima mais calorias e, com isso, a temperatura sobe. Ao mesmo tempo, o organismo produz uma protaína chamada interferon, que impede a propagação do vírus.
A melhor forma de tratar a gripe
A pessoa que adoece deve ficar de cama, mantendo repouso. O coração precisa de ser libertado de todo o esforço desnecessário para o aumento da actividade metabólica.
Como o corpo precisa de ser aquecido para vencer o vírus, fornecemos calor adicional por meio de sopa e chá quentes, banhos quentes, bolsa de água quente e inalações com vapor de água quente.
Como o corpo febril precisa de mais oxigénio, o quarto do doente deve estar bem arejado.
Com essas providências, a febre da pessoa gripada cede dentro de um a dois dias. Podemos, ou melhor, devemos evitar o uso de medicamentos para baixar a febre. Eles podem trazer risco de vida – principalmente na pessoa idosa – pois, suprimindo a febre, impedimos o corpo de defender-se contra os vírus. Tirando do organismo a sua própria defesa, os resultados podem ser recaídas constantes e enfraquecimento do sistema circulatório.
Podemos prevenir a gripe, quando existe uma ameaça, tomando banhos quentes (com a temperatura da água subindo de 38 para 41 graus), que provocam febre artificial. Além disso, precisamos dormir o suficiente e tomar sumos frescos de frutas que contenham vitamina C, como laranja, limão e acerola.
Fonte: Doce Limão

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Maca Uma planta que reduz a ansiedade, a depressão e a disfunção sexual

 Maca
A maça pertence à família das Brassicáceas, a mesma do nabo, das couves e da mostarda. É chamada, pelas suas propriedades tónicas, de ginseng-peruano.

Três estudos clínicos realizados em Itália e no Peru demonstraram que a maça (até às 3 g diárias) aumenta o desejo sexual ao fim de oito semanas de tratamento, sem alterar os níveis hormonais.

Também num estudo realizado em 2008 pelo Departamento de Psiquiatria do Massachusetts General Hospital, de Boston (EUA), foi confirmado que a maca (3 g/dia) pode anular a disfunção sexual causada por antidepressivos (ISRS). A maca reduz ainda os sintomas da menopausa, segundo um estudo publicado em 2008 na revista Menopause. 14 mulheres tomaram 3,5 g de maca durante 6 semanas, obtendo reduções significativas na ansiedade, depressão e disfunção sexual.

Princípios ativos

Flavonóides e antocianinas com ação antioxidante são exemplos dos princípios ativos. Esta planta contém ainda saponinas com ação hormonal que etimulam a libido e a espermatogénese e glucosinatos que impedem a formação de células cancerígenas.

Principais propriedades

 O tónico da energia vital é uma das propriedades mais importantes e é aconselhado a desportistas como alternativa ao ginseng. Está também indicado no tratamento complementar de várias patologias, como astenia sexual, depressão, cansaço físico e cerebral. Quando tomado 30 minutos antes das refeições, reduz o apetite.

Outras propriedades

Diminui a infertilidade, principalmente masculina, aumentando o número de espermatozoides. Funciona também como afrodisíaco em ambos os sexos, sem alterar os níveis séricos (no sangue) de testosterona, estradiol e outras hormonas (LH, FSH e prolactina). Reduz ainda a disfunção sexual (falta de libido e ejaculação retardada) que pode ser provocada pela utilização de antidepressivos.
No Peru, utiliza-se como alimento, tal como em Portugal se utilizam as cenouras ou batatas, razão pela qual é difícil falar em doses máximas.

No entanto, existem doses mínimas para que estas raízes tenham os efeitos terapêuticos referidos. As quantidades mínimas recomendads são 500 mg a 2 g do pó da raiz, de manhã ou a meio da tarde (disponível em cápsulas de gelatina dura ou comprimidos).

Precauções a ter


Está contraindicada em doentes com problemas renais. Deve ser utilizada com cautela durante a gravidez por poder causar contrações uterinas devido ao seu princípio ativo apiol.

Remédios caseiros

As raízes da maça podem acompanhar qualquer refeição. São, normalmente, cozidas ou pode-se polvilhar o pó por cima do arroz ou massas. Também se pode fazer um molho com um pouco de azeite, gengibre e natas de soja para acompanhar peixe.

Maçã Uma fruta antioxidante que ajuda a prevenir o cancro e a doença de Alzheim

MaçãOriginária da Ásia Central, a produção e o consumo da macieira disseminou-se por todo o  mundo. A China é atualmente o seu maior produtor. Existem várias espécies de macieiras, mas a mais cultivada é a Malus domestica.

Conclusões de um estudo realizado pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital de Wakayama, no Japão, indica a sua eficácia ao nível da rinite crónica moderada a severa.

Mais de três dezenas de pacientes (entre os 15 e os 65 anos) com esta doença, há mais de três anos, foram tratados com uma dose baixa ou elevada de polifenóis da maçã. Foram observadas melhorias nos ataques de espirros, em ambos os casos, na descarga nasal, no primeiro grupo, e no edema nos seios perinasais, no segundo, comparativamente ao grupo placebo, refere o Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology.

Uma combinação da pectina da maçã com camomila reduziu mais rapidamente que o placebo a diarreia em 255 crianças, entre os seis meses e os seis anos, juntamente com uma solução eletrolítica com glicose administrada no primeiro dia, de acordo com a informação publicada em Arzneimittelforschung.

Princípios ativos

A casca é uma das principais fontes de quercetina, um flavonoide antialérgico e antioxidante. O pericarpo (polpa) contém uma grande quantidade de pectinas e protopectinas, com ação estimulante do intestino, emoliente e protetora do tubo digestivo. É rica em procianidinas e antocianidinas, com ação antioxidante  venotónica, protetora das artérias e neuroprotetora da doença de Alzheimer.

Tem ainda uma ação anticancerígena, anti-inflamatória, assim como um efeito ao nível  dos eventos epigenéticos e da estimulação da imunidade inata. Oferece taninos com ação cicatrizante e regeneradora dos tecidos, principalmente da mucosa gastrointestinal. Os seus polifenóis têm uma ação hipocolesterolemiante e antialérgica.

Principais propriedades

A macieira beneficia quadros de más digestões e gastrites, sendo útil na gastroenterite infantil.

Ajuda a prevenir vários tipos de cancro como o da pele, mama e cólon. Estudos epidemiológicos indicam que o consumo de uma ou mais maçãs por dia pode reduzir o risco de cancro do pulmão e cólon.

Pode ser usada como coadjuvante no tratamento de doenças cardiovasculares, asma e outras disfunções pulmonares.

É útil no tratamento da obstipação, por aumentar o volume do bolo fecal por retenção de água, estimulando os movimentos peristálticos. Atua ainda ao nível da redução do colesterol e do tratamento das alergias, pelos seus efeitos  anti-histamínicos, reduzindo o inchaço e a inflamação da pele em pacientes  atópicos. Cozida, ajuda a tratar as diarreias.

Administração

Não existe uma dose máxima, devendo ser consumida pelo menos uma maçã por dia para obter os resultados avançados pelos estudos científicos.

Remédios caseiros

- Aperitivos de maçã
Vendem-se nas casas de produtos naturais rodelas de maçã desidratada que  podem ser integradas em regimes de emagrecimento, para controlar o apetite entre as refeições.

- Sumo antioxidante
Junte duas maçãs com metade de uma beterraba e duas cenouras no  liquidificador. No final, esprema o sumo de meio limão e beba rapidamente, 15 a 30 minutos antes das refeições, para uma melhor absorção.

Erva-de-são-roberto Uma planta anticancerígena, antioxidante e digestiva

Erva-de-são-roberto
Também conhecida por bico de grou ou cegonha (devido aos seus frutos em forma de bico) ou gerânio, a erva-de-são-roberto
encontra-se em terrenos húmidos e zonas sombrias um pouco por todo o país.

Estudos científicos já testaram os benefícios desta planta. Um dos seus constituintes, o citronelol, apresentou ação anticancerígena e anti-inflamatória.

Juntamente com outras plantas medicinais (ganoderma, codonopsis e angelica chinesa), a erva-de-são-roberto conseguiu diminuir a leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos) em 105 pacientes oncológicos a fazerem quimio ou radioterapia, de acordo com dados divulgados pela Phytotherapy Research, em 2009.

Princípios ativos

A erva-de-são-roberto contém um óleo essencial (geraniol, citronelol, linalol, terpineol) com ação antisséptica, antiviral, anticancerígena e reguladora hormonal. Contém também taninos com ação regeneradora, adstringente e hemostática e flavonoides (rutina, derivados da quercetina e campferol) com acção antioxidante e estimulante do sistema imunitário. Os seus constituintes amargos (geraniína) têm propriedades digestivas. Esta erva inclui ainda ácidos fenólicos com ação anti-inflamatória.

Principais propriedades

É recomendada em casos de problemas gastrointestinais, nomeadamente úlceras de estômago, azia, digestões difíceis e/ou diarreias. Pode ser utilizada também como um estimulante do sistema imunitário. É ainda coadjuvante em oncologia, principalmente no cancro do tubo digestivo.
É benéfica na gota e hipertensão, devido à sua ação diurética, nas inflamações do aparelho urinário, em uso tópico nas afeções osteoarticulares e como cicatrizante.

É ainda indicada em gargarejos, para gengivites e inflamações orofaríngeas. Esta erva pode também ser utilizada em chá.

No caso dos taninos irritarem a mucosa gástrica, adicione à tisana plantas mucilaginosas, como a alteia ou as malvas.

Chá de erva-de-são-roberto

Junte uma colher de sopa de talos, folhas e flores a uma chávena de água a ferver. Beba duas a quatro vezes ao dia.

Remédio caseiro

Para tratamento de feridas, faça um cataplasma, triturando a planta fresca até formar uma pasta e aplique sobre as feridas ou zonas dolorosas.

Xarope de Maracujá - Receita Natural

O maracujá é um fruto com diversas propriedades medicinais. Ele possui vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, fósforo e ferro. Devido a essas substâncias, o maracujá atua como adstringente, antiinflamatório, calmante e vermífugo.
Um boa forma de aproveitar essas propriedades é preparar o xarope de maracujá. O remédio é utilizado como fortificante, além de combater os sintomas da tosse e da bronquite. A receita também leva hortelã, que atua como expectorante, fazendo com que o organismo elimine o excesso de muco.
Abaixo, ensinamos você a preparar e consumir o xarope.
Maracujá
Receita de Xarope para Tosse

Você vai precisar de:

  • 2 maracujás grandes
  • 4 folhas de hortelã
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavado

Modo de Preparo:

Coloque a polpa do maracujá numa peneira e vá mexendo com uma colher até que a polpa da fruta se separe, restando só as sementes. Nma panela, junte a polpa do maracujá, as folhas de hortelã (previamente lavadas) e o açúcar mascavado. Deixe cozinhar até formar um melado e desligue. Quando estiver frio, guarde num vidro com tampa no frigorífico.

Posologia:

As crianças devem tomar 1 colher de café do xarope 3 vezes ao dia. Os adultos também devem consumir o xarope em 3 porções diárias, mas seguindo a dosagem de 1 colher de sopa.

Dica:

Também é possível acrescentar o sumo de 1/2 limão ao xarope, para torná-lo ainda mais eficiente. O sumo pode ser adicionado durante o preparo ou quando o remédio já estiver pronto.

Chá para Rinite Alérgica - Receita Natural

Basta entrar em um ambiente empoeirado ou abrir um livro mais antigo para começar a espirrar. Esse é um dos principais sintomas da rinite alérgica, que também pode vir acompanhada de coriza, dificuldade para respirar e coceira no nariz ou na boca. Quando a pessoa alérgica entre em contato com poeira, fumaça, mofo ou cheiros fortes, as vias respiratórias reagem, produzindo uma grande quantidade de muco. Por isso ocorrem os espirros e outros sintomas da rinite alérgica.
Algumas receitas naturais podem amenizar os sintomas da rinite alérgica, como é o caso da inalação de hortelã e o chá de folhas de eucalipto, que já ensinamos no Receita Natural. A infusão de urtiga, que mostraremos a seguir, também pode ser utilizada no tratamento da rinite.
Urtiga
Chá de Urtiga para Rinite

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (café) de folhas de urtiga
  • 200 ml de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e depois junte as folhas de urtiga. Deixe em infusão por 10 minutos, para extrair as substâncias ativas da erva.

Posologia

Tomar de 3 a 4 xávenas do chá por dia, até desaparecerem os sintomas da reação alérgica.

Tintura de cebola

UTILIZAÇÃO 
Contra tosse grave.

INGREDIENTES 
- 500 gramas de cebola
- 50 gramas de mel
- 400 gramas de açúcar
- 1 litro de água

PREPARAÇÃO 
- Pique as cebolas.
- Cozinhe-as com água, açúcar e mel em lume brando por 3 horas.
- Ponha a mistura ainda quente numa garrafa ou jarro com tampa e feche bem.
- Tome e guarde no frigorífico. Utilize entre (1-3 dias).

POSOLOGIA 
Em caso de tosse grave: 1 colher de chá de 4-5 vezes por dia.  

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estudo revela que romã é viagra natural

Há já algum tempo que se sabe que a romã tem benefícios para a saúde, quer pelo facto de ajudar a reduzir a pressão arterial quer por poder ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares. No entanto, um novo estudo da Universidade Queen Margaret, na Escócia, vem agora revelar que este fruto é também um viagra natural.
Na investigação, agora publicada pelo jornal 'Daily Mail, foi avaliado o comportamento de 58 homens e mulheres, com idades entre os 21 e os 54 anos, que, ao longo de duas semanas, beberam um copo de sumo de romã. Os resultados mostram que, após este período, se verifica um aumento de testosterona que pode variar entre 16 e 30 por cento.
Segundo a equipa de investigadores, se a testosterona aumenta também o desejo sexual aumenta.
Mas uma dose diária de sumo de romã não traz apenas benefícios a nível sexual. O mesmo estudo revela que os sentimentos negativos, como a tristeza ou o medo, sofrem uma diminuição.
A investigação confirma, assim, que o sumo deste fruto pode substituir o viagra, sem trazer consequências para a saúde.
Fonte: Correio da Manhã

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Xarope de Rosas

O xarope de rosas é indicado principalmente para fortificar o sistema nervoso, mas também ajuda a melhorar o funcionamento do organismo como um todo. As pétalas são ricas em vitaminas A, C e E, além de flavonóides, que ajudam a combater os radicais livres. Elas ainda são fonte de minerais e ácidos graxos essenciais para o nosso corpo. Tudo isso faz com que as rosas sejam muito mais que flores de jardim. Elas também são importantes aliadas de nossa saúde.

Você vai precisar de:

Pétalas de Rosas
As pétalas de rosa possuem muitas propriedades medicinais
  • Pétalas de 9 rosas
  • 9 colheres de mel
  • 2 copos (250ml) de água
  • 2 pedaços de casca de canela
  • 1 colher (chá) de semente de erva-doce
  • 1 colher (café) de noz moscada ralada
  • 5 folhas de laranjeira
  • 5 folhas de margarida

Modo de Preparo

Deixar as sementes de erva-doce e a canela de molho na água por 2 horas. Depois você deve ferver esses ingredientes por 5 minutos e, em seguida, acrescentar as pétalas de rosa, a noz moscada e as folhas de laranjeira e margarida. Mantenha no fogo por mais 1 minuto e desligue. Passe pelo coador, deixe esfriar e depois acrescente o mel, mexendo bem. Guardar em pote de vidro bem limpo com tampa.

Posologia

Tomar 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia, entre as refeições principais.

Cuidados

O remédio não é indicado para mulheres grávidas nem para diabéticos.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Pensamento do dia

A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.
Oscar Wilde

domingo, 6 de maio de 2012

DIA DA MÃE

hoje é um dia muito especial para todas as mães. Para a minha mãe que partiu vai fazer 1 ano dia 15 deste mês vai uma pequena oração e uma singela homenagem àquela que durante a sua longa vida na Terra foi uma verdadeira heroína e fonte da minha inspiração.

Dedico-lhe este poema em sua memória

MÃE

Você foi a mais doce e pura criatura!
A dedicada esposa, mulher e protectora!
Você... Que me permitiu viver e sonhar
Que me amparou e me ensinou a caminhar!

MÃE

É seu, o mérito do sucesso que se diz meu!
Pois, você soube transmitir com o seu amor,
Sem buscar descanso, com alegria e louvor,
A garra de luta e a grande vontade de vencer!

MÃE

Você plantou em mim a harmonia e a paz.
Soube ensinar-me a ser alguém antes de ter.
Você mostrou sempre como amar e perdoar!

MÃE

Você... Ensinou-me a respeitar e ser respeitado!
Você... Ensinou-me a ter honra e ser honrado!
Você... Ensinou-me a sublime arte de ser Pai!


Autor desconhecido
                            
x

sábado, 5 de maio de 2012

Pensamento do dia

Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para te justificares.

Anne-Therese Lambert

XAROPE DE CEBOLA

A cebola está sempre presente em nossa cozinha, mas nem todos conhecem os seus benefícios para a saúde. No que diz respeito aos nutrientes, ela possui cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas C e do complexo B. Além disso, diversas pesquisas mostram que o consumo da cebola, principalmente crua, reduz os riscos de aparecimento de diversas doenças.
A medicina popular também utiliza a cebola no tratamento de doenças respiratórias, devido à sua acção expectorante e anti-inflamatória. Por isso, o xarope de cebola pode ser utilizado em casos de bronquite e outros problemas respiratórios.

Cebola
Receita: xarope de cebola para bronquite
  • 3 cebolas
  • 1/2 kg de mel
  • sumo de 3 limões

Modo de Preparo:

Para fazer o xarope, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e guardar num recipiente com tampa no frigorífico.

Posologia

Para adultos, a indicação é de 4 colheres (sobremesa) durante o dia. Já para as crianças, essa dose deve ser menor: 2 colheres (sobremesa) por dia.

Cuidados

É sempre importante lembrar que os xaropes feitos com açúcar ou mel não devem ser consumidos por pessoas com diabetes.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cerejeira

Saiba mais sobre esta árvore com inúmeras propriedades e descubra os benefícios da cereja

A cerejeira é uma árvore originária do Sudoeste da Ásia, que é actualmente cultivada em Portugal, no Fundão. Em naturopatia, é muito vulgar a utilização dos pedúnculos (pés) da cereja.
Num estudo realizado no Departamento de Nefrologia Pediátrica da Universidade de Medicina do Irão, duas gramas de pés de cereja demonstraram aumentar o volume urinário eliminado, sem reações adversas, o que acaba por realçar as suas propriedades.
Ao longo da investigação, não houve eliminação de potássio mas de cálcio, o que pode confirmar as vantagens da sua aplicação nos oxalatos de cálcio, um tipo de pedra na vesícula biliar ou rins.
Princípios ativos
Os frutos são ricos em vitaminas e minerais, antocianinas, que lhe dão a sua cor vermelha a preta, e compostos fenólicos com forte acção antioxidante. Nos pedúnculos, destaca-se o teor em potássio, com acção aquarética, taninos, com efeito regenerador das mucosas das vias urinárias, e salicilatos, com acção analgésica.
Os pedúnculos do fruto são úteis em infeções urinárias, nefrite (inflamação nos rins), cistite (inflamação da bexiga), litíase (pedra) dos rins e vesícula biliar. Para além disso, ajudam a eliminar líquidos (diurese), auxiliando em regimes de emagrecimento. As cerejas, por serem alcalinizantes do organismo, também são muito utilizadas no tratamento de doenças reumáticas, diminuindo o ácido úrico, e beneficiando também assim os casos de gota. Também se utilizam para prevenir infeções urinárias.
Administração
Deve utilizar 50 g de pedúnculos por cada litro de água. Ferva 10 minutos e coe. Se os pedúnculos forem secos, deixe macerar à noite.
Remédios caseiros
- Chá drenanteFaça uma tisana com um litro de água e uma colher (sopa) de cada uma das seguintes plantas: cavalinha,
dente-de-leão e pés-de-cereja. Ferva um minuto e deixe em infusão durante cerca de15 minutos. Adicione uma beringela cortada em pedaços pequenos e deixe macerar durante 8 horas. De manhã, coe e beba um copo antes do pequeno-almoço, almoço e jantar.
- Ervanária caseiraQuando comer cerejas retire-lhes os pés e deixe secar em ambiente seco, à sombra, durante uma semana. Guarde-os num pote de barro e use sempre que precisar.
- Almofada para doresExiste em Portugal a tradição de juntar os caroços das cerejas e fazer uma almofada que, hoje, se pode rapidamente aquecer no micro-ondas e aplicar em zonas doridas que agravam com o frio.

domingo, 29 de abril de 2012

Chá para Gota

A gota é uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis de ácido úrico presente no sangue. A elevação faz com que os cristais de ácido se depositem nos tecidos e articulações, o que causa bastante dor. Geralmente, a inflamação inicia.se numa única articulação, mas pode espalhar-se com a evolução da doença.
O dedo grande do pé costuma ser a parte mais afectada pelas dores da gota. Entre os sintomas da doença estão: calor, vermelhidão, inchaço e dor extrema nas juntas. Para amenizar as dores, é possível utilizar o chá de confrei para banhar os pés diariamente. O chá feito com as folhas da azeitona também ajudam a diminuir os sintomas da gota. Veja como preparar.
Oliveira
Folhas e frutos da oliveira

Você vai precisar de:

  • 30 g de folhas verdes de oliveira
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Junte a água e as folhas de oliveira e leve ao lume. Deixe ferver até que a água se reduza pela metade. Desligue o lume, coe e guarde num recipiente com tampa.

Posologia

A recomendação é tomar 1 chávena do chá morno 2 vezes ao dia.

Cuidados

A gota em si não é uma doença grave, mas pode estar relacionada com outras enfermidades como a tensão alta, a diabetes e o colesterol alto. Por isso, é importante procurar um médico quando surgem os sintomas da gota.

sábado, 28 de abril de 2012

Poluição no rio Cávado

Já não é a 1ª. vez que a estação elevatória de Ruães, sita em Merelim S. Paio e que serve as freguesias de Merelim S. Paio, Merelim S. Pedro e parte da freguesia de Palmeira, avaria. E quando avaria debita para o rio Cávado efluentes com um cheiro nauseabundo, colorindo a água com uma tonalidade esbranquiçada e bastante densa.
Hoje, dia 28 de Abril, fui alertado por pessoas que por acaso até estavam a lanchar numa das mesas ali existentes e estavam a ser incomodadas pelo cheiro pestilento exalado da conduta que debitava directamente para o rio.   
Foi contactada a AGERE que ficou de contactar o piquete.
Foi igualmente contactado o SEPNA da GNR de Braga, mas inflizmente não estava ninguém.
Contactei o SEPNA em Lisboa que registou a ocorrencia com o número  6273/2012

quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de Abril - breve resumo





22h55m do dia 24 de Abril de 1974.
A Emissores Associados de Lisboa faz a transmissão de “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, dando ordem de partida para a saída dos quartéis.
00:20 do dia 25 de Abril de 1974.
A Rádio Renascença transmite a canção "Grândola, Vila Morena", de José Afonso, segundo sinal do MFA, para que os militares dessem início às operações previstas.
03:00
Início do cumprimento das missões militares, de acordo com o "Plano Geral das Operações".
04:20
O Rádio Clube Português transmite o primeiro comunicado do MFA. O Aeroporto de Lisboa é ocupado pela EPI.
06:45
O Posto de Comando toma conhecimento de que Marcello Caetano, Presidente do Conselho de Ministros, está no Quartel do Carmo.
08:30
Uma força da PSP chega ao Terreiro do Paço, mas nem tenta entrar em confronto com as tropas de Salgueiro Maia.
11:30
Salgueiro Maia comanda as forças da EPC (Escola Prática de Cavalaria), que vão cercar o Quartel da GNR no Largo do Carmo, em Lisboa.
11:45
O MFA informa o país, através do RCP, que domina a situação de Norte a Sul.
12:30
As forças de Salgueiro Maia cercam o Largo do Carmo e recebem ordens do Posto de Comando para abrir fogo sobre o Quartel da GNR, para obter a rendição de Marcello Caetano.
15:00
Por ordem do Posto de Comando, Salgueiro Maia pega num megafone e faz um ultimato à GNR para que se renda, ameaçando rebentar com os portões do Quartel do Carmo.
17:00
Salgueiro Maia entra no Quartel do Carmo e exige a rendição a Marcello Caetano, que lhe responde que só se renderia a um Oficial-General para que o Poder não caísse na rua. O Posto de Comando mandata o General Spínola para ir receber a rendição de Marcelo Caetano ao Quartel do Carmo.
18:00
Spínola chega ao Largo do Carmo e, acompanhado por Salgueiro Maia, entra no Quartel para dialogar com Marcello Caetano.
18:30
A Chaimite Bula (blindado) entra no Quartel do Carmo para transportar Marcelo Caetano à Pontinha.
23:30
São promulgadas a destituição dos dirigentes fascistas (através da Lei 1/74) e a extinção da PIDE/DGS, da Legião Portuguesa e da Mocidade Portuguesa.

É pena que hoje, passados 38 anos sobre o movimento libertador, os nossos políticos tentem apagar a memória do 25 de bril de 1974.

A nossa Junta de Freguesia levou a efeito um vasto programa cultural alusivo ao 25 de Abril com início na noite de ontem, 24 de Abril com cantores de intervenção.
Para hoje, são as cerimónias oficiais e a caminhada popular, que não se realizou devido ao mau tempo, mas que ficou adiada para o 1º de Maio, dia do trabalhador.


IMPORTÂNCIA DO CLORETO DE MAGNÉSIO


O magnésio produz o equilíbrio mineral, anima os órgãos e suas funções (catalisadoras) como os rins para eliminar o ácido úrico nas artroses. Descalcifica até as finas membranas nas articulações e as escleroses calcificadas, para evitar enfartes, purificando o sangue. Vitaliza o cérebro, desenvolve ou conserva a juventude até alta idade.

Depois dos 40 anos, o organismo absorve sempre menos magnésio, produzindo velhice e doenças. Por isso ele deve ser tomado como preventivo conforme a idade:

a) de 40 aos 55 anos – ½ dose diária.

b) de 55 aos 70 anos – 1 dose pela manhã.

c) de 70 aos 100 anos – 1 dose pela manhã e 1 dose à noite.

Atenção: para as pessoas da cidade com alimentos de baixa qualidade (refinados e enlatados), um pouco mais; e para as pessoas do campo, um pouco menos.
Não cria hábito, mas deixando de tomá-lo perde-se a protecção. As doenças, dores e o desgaste natural serão bem atenuados ou até eliminados.

O magnésio não é remédio, mas alimento sem contra-indicação, por isso é compatível com qualquer medicamento simultâneo. O adulto precisaria de obter dos alimentos o equivalente a 3 doses e, não o conseguindo, deveria complementá-los, à parte, para não adoecer. Dificilmente passará do limite, por isso as doses indicadas para os de 40 a 100 anos são as mínimas.

Tomando as doses para uma doença só, as demais serão curadas ao mesmo tempo, porque o sal põe em ordem todo o corpo.
 
FORMAÇÕES ORGÂNICAS
 a) Bico de papagaio, nervo ciático, coluna, calcificação, surdez por calcificação: Tomar 1 dose pela manhã, 1 dose à tarde e 1 dose à noite. Quando curado, deve-se tomar o cloreto de magnésio como preventivo, isto é, conforme a idade.
 
b) Artrose (o ácido úrico se deposita nas articulações do corpo, visivelmente nos dedos, até que incham, porque os rins estão falhando por falta de magnésio): Tomar uma dose de manhã. Se em 20 dias não sentir melhoras e não reparar em anormalidades, tomar uma dose pela manhã e 1 dose à noite. Depois de curado, continuar com as doses como preventivo.

c) Próstata: Tomar 2 doses de manhã, 2 doses à tarde e 2 doses à noite. Ao melhorar tomar como preventivo.

d) Problemas da velhice – rigidez muscular, cãibras, tremor, artérias duras, falta de actividade cerebral: 1 dose de manhã, 1 dose à tarde e 1 dose à noite.

e) Cancro: Consiste em células mal-formadas por falta de alguma substância (refinados) ou presença de partículas tóxicas. Essas células anárquicas não se harmonizam com as sadias, mas são inofensivas até certa quantidade. E o magnésio consegue combatê-las facilmente, vitalizando as sadias. Infelizmente todo processo canceroso não causa nenhuma dor de alerta, até aparecer o tumor, que segrega tóxicos (vírus muito variados), que invadem as células sadias em ramificações. Aí o magnésio só pode frear um pouco, curar não.

Se no parentesco já houve cancro, nódulos debaixo da pele do seio, o magnésio é o melhor preventivo. Além dos alimentos cancerígenos que devemos evitar, o mais importante é guardar o equilíbrio mineral, tomando cloreto de magnésio em doses de prevenção.

Basta o corpo estar devidamente mineralizado para se ver livre de quase todas as doenças.
 
ATENÇÃO!
O cloreto de magnésio para uso humano tem que ser do tipo PA (puro para análise) e sua cor é bem branca. É normal empedrar, mas isso não altera seu teor de qualidade.

COMO PREPARAR
 Dissolver numa jarra 100 gramas de cloreto de magnésio em 3 litros de água filtrada (33 gramas por litro). Depois de bem misturado, colocar em vidros (não usar recipientes de plástico). A dose é de um copinho de café, conforme a idade e a necessidade.

sábado, 21 de abril de 2012

Pensamento do dia

"Quem não Ama a Solidão, não Ama a Liberdade"
 
Arthur Schopenhauer, Alemanha 1788 // 1860 Filósofo