Notícias

-

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Sonda russa Phobos-Grunt cairá na Terra em Janeiro de 2012

Nave não tripulada deverá desintegra-se resultando em 200 quilos de destroços

2011-12-16

A sonda deverá desintegra-se antes.
A sonda deverá desintegra-se antes.
A sonda espacial russa Phobos-Grunt, destinada a Marte mas que acabou por não sair da órbita terrestre no início de Novembro, irá cair na Terra no início do próximo ano, segundo anunciou hoje a agência Roskosmos.

"O engenho espacial cairá na Terra no período entre 6 e 19 de Janeiro de 2012 numa zona compreendida entre os 51,4 graus de latitude norte e os 51,4 graus latitude sul, de acordo com cálculos preliminares", disse em comunicado a agência espacial soviética.
As coordenadas indicadas pela Roskosmos incluem a maior parte das zonas habitadas da Europa, África, Ásia e do continente americano. De acordo com o comunicado, "o lugar e a data da queda (da sonda) não poderão ser determinados senão apenas alguns dias antes". A Roskosmos referiu ainda que a nave não tripulada deverá desintegrar-se ao entrar na atmosfera e o peso total dos fragmentos que atingirão o solo "não ultrapassará os 200 quilos".

A Phobos-Grunt foi lançada durante a noite de 8 para 9 de Novembro, mas falhou a trajectória em direcção à lua marciana Phobos e ficou presa na órbita terrestre. O lançamento da sonda tinha sido a primeira tentativa da Rússia de regressar à exploração interplanetária depois do fracasso da missão da sonda Marte 96, lançada em Novembro de 1996 mas que acabou por cair no oceano Pacífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário