Notícias

-

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alergias de Outono

A Primavera e o Outono são as estações do ano mais propensas a alergias respiratórias (rinite alérgica).
No Outono as alergias surgem essencialmente devido às casas serem menos arejadas, haver mais mofo, humidade e pó. As casas menos arejadas e a diminuição da força do sol, facilita a multiplicação dos ácaros (animais microscópicos que desencadeiam alergias) e o surgimento do mofo.
Os sinais e sintomas da alergia respiratória podem ser confundidos com os da constipação ou gripe, nomeadamente congestão nasal, secreções nasais constantes, espirros, prurido (comichão) nos olhos, nariz, garganta e céu-da-boca, cefaleias (dor de cabeça) e mal-estar geral.

Nesta altura do ano é aconselhável:
 

- Arejar o mais possível a casa, colocar os colchões ao sol, aspirá-los frequentemente e colocar uma protecção nos colchões e almofadas.
- Limpar o pó mais vezes e retirar humidades das paredes e móveis.
- Evitar cobertores e casacos de lã, ou lavá-los sempre que possam ser secos ao sol.
- Usar aparelhos que esterilizem o ar e matem os ácaros (acaricidas).

As pessoas que têm rinite alérgica, são medicadas pelo médico para controlar os sintomas. Se os sintomas piorarem, devem consultar o médico porque pode ser necessário um reajuste da medicação ou alterar algum dos medicamentos. Pode ser necessário fazer medicação antes da chegada da Primavera e Outono, para controlarem melhor a alergia.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário