Notícias

-

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nova «spin-off» da UC dedica-se à extracção e produção de óleos essenciais

Empresa Jardins a Vapor é formada por investigadores de Farmácia que querem promover as plantas nacionais


Célia Cabral, Gustavo Costa e Tânia Santos Carvalhais são os fundadores da empresa
Célia Cabral, Gustavo Costa e Tânia Santos Carvalhais são os fundadores da empresa
Jardins a Vapor é o nome da nova spin-off da Universidade de Coimbra. Formada por um grupo de investigadores da Faculdade de Farmácia (FFUC), será inaugurada no próximo sábado, dia 11, na incubadora de empresas da Figueira da Foz, sedeada no parque industrial da cidade.

A nova empresa pretende, "de uma forma inovadora e dinâmica", implementar a extracção e produção de óleos essenciais e produtos derivados. Os fundadores Célia Cabral, Gustavo Costa e Tânia Santos Carvalhais explicam que os "óleos essenciais são obtidos exclusivamente de plantas produzidas em Portugal".




A utilização de óleos essenciais, à semelhança dos outros produtos naturais à base de plantas, "tem sido cada vez mais desejada por parte do público nos mais diversos sectores da indústria farmacêutica à alimentar, passando obrigatoriamente pelas empresas transformadoras da área da cosmética, aromaterapia e aromatização de ambientes", explicam.


É também objectivo da Jardins de Vapor "dar a conhecer o potencial medicinal das plantas da flora portuguesa e sensibilizar a população para a sua preservação".


Nesse sentido, os investigadores vão promover um ciclo mensal de workshops (ver caixa ao lado) onde serão abordados temas como Medicamentos à Base de Plantas: Velhos Remédios para Novas Doenças, Algas à mesa, Da Planta ao Óleo Essencial e A Biotecnologia de Plantas Medicinais, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário