Zimbro, estimulante sexual natural
Esta característica tinha que a destacar das demais.O Zimbro faz aumentar o fluxo sanguíneo para os orgãos sexuais e isso vai aumentar a sensibilidade nas mulheres e a erecção nos homens.
Faça um chã com 5/6 bagas ou masque umas bagas e aproveite…
O Zimbro encontra-se disseminado um pouco por todo o mundo, especialmente em climas continentais e temperados o seu óleo encontra-se em toda a planta, mas é nas bagas que concentra mais propriedades.
O óleo essencial de zimbro a, é das bagas que se retira o óleo de maior valor terapêutico. O óleo tem propriedades anti-inflamatórias, anti-reumáticas, anti-microbianas, anti-sépticas dos brônquios, diuréticas, estimulantes. Alguns usos tradicionais incluem o controlo do fluxo digestivo. Há ainda estudos preliminares promissores acerca do combate a doenças cutâneas, tal como o acne.
Tomilho, propriedades medicinais
Sem me querer repetir, mas repetindo, mais uma vez relembro que o tomilho se encontra facilmente em qualquer lugar o que o torna uma solução simples, prática e económica. Também pode ter em vaso, que encontra em qualquer horto perto de si.É Anti-séptico, anti-pirético, anti-tússico e expectorante, o que o torna excelente para tratar gripes e constipações.
É anti-inflamatório, óptimo para tratar problemas da boca, gengivas e gargantas inflamadas. Cura inclusive o mau hálito.
O tomilho é um antibiótico natural.
E também facilita, a digestão, é um relaxante muscular, é calmante, anti-espasmódico, combate o stress e a enxaqueca.
Combate ainda a angústia e a depressão. Um banho com um raminho de tomilho é um revigorante físico e mental.
Uma infusão concentrada, 2 colheres de tomilho por lt. de água, alivia as dores menstruais agudas.
AMEIXA
Comer ameixas funciona muito bem como laxante natural… Pode também demolhar 6/8 ameixas secas, cerca de 12 horas e pela manhã beber a água e comer as ameixas… ou então, fica aqui outra ideia… fazer 3 refeições exclusivamente com laranjas… ou então pode ir a uma ervanária e comprar óleo de linhaça, existe em vários formatos, mas já é mais caro. Claro que pode também comer sementes de linhaça fáceis de encontrar nas grandes superfícies, secção produtos biológicos e/ou naturais, podem ser comidas simples, não sabem mal ou incorpora-las em diversos pratos bolos e/ou pã
Beldroega
A Beldroega é usada desde sempre no nosso Alentejo, na culinária, mas tida apenas como uma erva daninha em quase todo o mundo.A Beldroega tem também bastantes qualidades terapêuticas / medicinais, entre as quais algumas das seguintes que passo a indicar: anti-bacteriana, anti-inflamatória, antipirética, depurativa, diurética, laxante, sudorífera, etc …
Pode ser usada fresca, em saladas, gosto e textura muito agradáveis, ou seca e/ou verde, para chãs / tisanas, os seus principais efeitos terapêuticos são: Depurar o sangue, disenteria, hemorróidas, cistite, cólicas renais, queimaduras, úlceras, inflamação dos olhos, etc…
Estudos têm revelado que a beldroega é rica fonte de Ómega-3, normalmente só encontrada em tais quantidades, nos peixes, é fundamental na prevenção de enfartes, no controle do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico. O seu extracto aquoso verificou-se também uma acção relaxante muscular.
De salientar que a beldroega se encontra espalhada por todo o mundo, está muito sub-aproveitada, dado as suas imensas qualidades gastronómicas e medicinais.
A Beldroega é usada desde sempre no nosso Alentejo, na culinária, mas tida apenas como uma erva daninha em quase todo o mundo.
A Beldroega tem também bastantes qualidades terapêuticas / medicinais, entre as quais algumas das seguintes que passo a indicar: anti-bacteriana, anti-inflamatória, antipirética, depurativa, diurética, laxante, sudorífera, etc …
Pode ser usada fresca, em saladas, gosto e textura muito agradáveis, ou seca e/ou verde, para chãs / tisanas, os seus principais efeitos terapêuticos são: Depurar o sangue, disenteria, hemorróidas, cistite, cólicas renais, queimaduras, úlceras, inflamação dos olhos, etc…
Estudos têm revelado que a beldroega é rica fonte de Ómega-3, normalmente só encontrada em tais quantidades, nos peixes, é fundamental na prevenção de enfartes, no controle do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico. O seu extracto aquoso verificou-se também uma acção relaxante muscular.
De salientar que a beldroega se encontra espalhada por todo o mundo, está muito sub-aproveitada, dado as suas imensas qualidades gastronómicas e medicinais.
Pés de cereja
Se gosta de cerejas, sabia que está a deitar fora a parte mais valiosa das cerejas?A cereja (fruto) é óptimo para combater a gota e o ácido úrico.
Mas, os pés de cereja são um excelente diurético e anti-inflamatório e custa nas ervanárias cerca de 30€ por kg. ( 1.5€/50 gr.).
Mas, não se fica por aí… os seus caroços fazem fabulosas almofadas, pequenas/médias para por no frio ou quente, combatem edemas ou inflamações se frio e dores musculares e/ou articulares se quentes (pôr 2 min. no micro-ondas a 600 watts). Grandes, usadas para dormir são óptimas e servem como massajador do pescoço e nuca (relaxante).
Cebola, anti-vírico
Cortar algumas cebolas ao meio (rodela / horizontal) e colocar em alguns pontos da casa, inclusive dormitórios, especialmente durante o inverno, inibe a contaminação por vírus de propagação aérea (tipo gripe). Actua também como desinfectante natural e descongestionante.Se considera o seu cheiro incómodo, pode em conjunto colocar outras ervas aromáticas como a menta (calmante) e/ou alfazema (anti-depressivo) e/ou alecrim (anti-fadiga), está assim, em simultâneo a fazer multi-terapia e a perfumar a sua casa.
A menta, a alfazema e o alecrim, pode usar tanto as suas folhas como óleos essenciais, se pretender um efeito mais rápido basta colocar as folhas ou os óleos num queimador com um pouco de água e libertaram as suas fragrâncias em menos tempo.
Ginko Biloba
Actualmente é possível dizer que o Ginkgo biloba é a planta mais utilizada para aumentar as funções cognitivas, ou seja, melhorar a memória, a aprendizagem e a atenção. Na Europa seu uso é muito popular, sendo que os pesquisadores já descobriram que o extracto pode influenciar o organismo de várias maneiras:Na circulação sanguínea – Estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, proporciona maior afluxo do sangue no cérebro, além de diminuir a pressão arterial e reduzir efeitos de doenças como a aterosclerose. Ela ainda reduz os níveis de colesterol no sangue, cujo excesso está relacionado ao desenvolvimento de doenças como o Alzheimer. As propriedades da planta favorecem a circulação periférica, diminuindo a sensação de peso nas pernas e nos pés, sendo indicada para tratamentos contra varizes e até celulite.
Na memória – com a estimulação da circulação, é possível obter considerável melhora dos problemas de memória, especialmente em idosos. Além disso, o efeito dilatador também auxilia no tratamento da labirintite e seus efeitos, como tonturas e zumbido no ouvido.
Como antioxidante – Diminui a liberação de radicais livres que podem prejudicar os neurónios e causar mudanças no cérebro relacionadas à idade.
No controle do stresse e tratamento da depressão – Ajuda a diminuir o desgaste dos neurónios que direccionam a resposta da serotonina, um neurotransmissor que reduz o stress e a ansiedade; aumenta a produção de noraepinefrina, outro neurotransmissor, o que auxilia na redução dos sintomas da depressão.
(3 a 4 colheres de sopa por litro de água ou 1 colher de sobremesa p/chávena). Esperar 5 minutos, coar e tomar.
Orégãos, anti-caspa
Quem pensava que os orégãos só serviam para a culinária desengane-se. Tem uma imensa variedade de qualidades terapêuticas.Quem, como eu, desespera com caspa persistente, que não há champô que elimine, tem aqui uma boa solução para experimentar.
ferva 30 gr. de folhas de orégão num litro de água, coe e enxagúe os cabelos limpos.
Mais uma dica simples de um produto sempre por perto, óptima para tratar queimaduras.
Corte uma rodela de batata e aplique sobre a zona queimada. Também pode ralar um pouco de batata e fazer um cataplasma.
As mesmas formas podem ser usadas também para aliviar a dor de picadas de insectos.
Amassada depois de cozida é óptima para amadurecer furúnculos.
Herpes labial e/ou micoses
Se tem herpes labial corte um dente de alho e passe sobre a zona afectada, faça-o durante a noite por questões de comodidade, de manhã já deverá ver algum efeito.
Se tem pé-de-atleta e/ou outro tipo de micoses, esmague um dente de alho e esfregue as zonas afectadas.
Para tirar o cheiro do alho das mãos, passe por água fria corrente sem esfregar, de seguida esprema para as mãos umas gotas de sumo de limão e esfregue até que seque e volte a passar por água, para além de lhe deixar a pele macia vai ajudar a retirar algum cheiro a alho que ainda persista.
Flor de laranjeira
A flor de laranjeira é usada desde que há memória, não só porque produz um chã / tisana de gosto excelente, mas também pelas suas qualidades terapêuticas. Entre elas há que destacar:
Tratamentos: ansiedade, anti-depressivo, anti-espasmódico, anti-séptico, afrodisíaco, bactericida, cicatrizante e desodorizante, enxaquecas de origem nervosa, insónia, nervosismo, stress, palpitações, sedativo…
Fazer um chã / tisana com as folhas da laranjeira tem propriedades anti-piréticas e calmantes.
Umas gotas de água de flor de laranjeira na sua almofada são óptimas contra a insónia.
Não utilizar se tiver problemas do foro gástrico, em gestantes e se estiver a amamentar.
Mais uma solução simples e económica, só não deve tomar se estiver grávida ou a aleitar.
Folha de oliveira
Segundo vários estudos científicos, está já com provado o efeito positivo da folha de oliveira no controle da pressão arterial, não se esqueça que a juntar a esse benefício tem também o facto de ser excelente para ajudar a emagrecer e no controle do mau colesterol… tantas vantagens em algo tão acessível…Folhas de Oliveira
Chã de folha de oliveira é 3 vezes mais poderoso do que o chá verde, 3 a 4 chávenas por dia ajudam a emagrecer até 6 kg./mês, não use açúcar nem adoçante. Se quiser tornar o gosto mais agradável junte cascas de fruta ou ervas aromáticas a gosto. Se usar algumas combinações como o abacaxi ou ananás aumenta o poder, se juntar pés de cerejeira serve também de diurético e aumenta o seu efeito.
Dente de Leão
O Dente de Leão é outra das “mal amadas” plantas carregada de benefícios para a saúde e excelentes qualidades alimentares.Combate prisão de ventre e gases. Alivia anemia, cistite, insuficiência hepática, gota, reumatismo, etc. Rico em sais minerais e vitaminas, o dente de leão é estimulante do fígado e das glândulas linfáticas; digestivo; diurético; tónico. Estimula os rins, ajuda eliminar ácido úrico, colesterol e ureia.
Ajuda a emagrecer e no combate da celulite devido ao seu poder diurético, etc
URTIGA… A “Mal amada” ou planta Rainha?
A mal amada urtiga da qual ninguém gosta por ser tão urticante… É afinal uma jóia da natureza.Já sabia das excelentes qualidades da urtiga como Biopesticida e sabia que lhe eram atribuídas também algumas qualidades medicinais.
Mas o que descobri deixou-me perplexo, afinal a “mal amada” urtiga tem um interminável número de fins terapêuticos dos quais aqui vos deixo parte:
Anemia, Asma, Bexiga; Brônquios, Buco-faringica (infecções); Acido úrico; Ciática Circulação; Cabelo (crescimento, caspa, queda, baços); Cravos; Depuradora do sangue; Diarreia; Diabetes; Digestão; Dores reumáticas;espinhas e feridas; Gota; Hemorragias; manchas da pele; Próstata; Úlceras, etc.…
Substâncias contidas na urtiga: ácido fórmico, ácidos gordos, carotinoides, clorofila, fitoesterol (beta-sisterol), flavenoides, mucilagem, secretina,taninos, sais minerais (S, Si, K, Fe, Ca, Na), vitaminas (A, C, B2, B5) e ainda uma substância histaminica que descobri qual.
Não é indicado a: portadores de problemas renais e/ou cardíacos e Gestantes.
NOTA: Aconselha-se o uso de luvas para o seu manuseamento.
Louro ou Loureiro
O Louro ou Loureiro é mais uma das plantas facilmente encontradas, principalmente e toda a zona mediterrânica.Todos nós conhecemos as características do louro como erva aromática, largamente difundida na nossa gastronomia.
O que não é tão conhecido do louro são as suas qualidades medicinais, no caso do louro existem diferentes formas de utilizar conforme o fim a que se destina, pelo que, passo a fazer uma breve descrição:
Chã / tisana – anti-séptico, expectorante, desinfectante da boca e faringe, anti-flatulência, aperitivo, digestivo e diurético.
Capaplasma – excelente para aliviar dores musculares, articulares , ósseas, etc…
Óleo do fruto – apenas para uso externo em abcessos, contusões, dores reumáticas, fungicida (pele). Também ajuda a regular a menstruação e aliviar as dores menstruais.
Curar uma gripe numa noite
Se o gosto do alho incomoda pode-se adoçar com uma colher de mel.
Alho, propriedades medicinais
São tantas e tão variadas as propriedades medicinais do alho, que não as vou enunciar pois tornaria este artigo “maçudo” e aborrecido pelo que apenas vou dizer que a grande maioria das suas propriedades se perdem acima dos 60º célsius, pelo que deve ser consumido “cru”.COMA ALHO… 1 dente por cada 20 kg do seu peso… divididos ao longo do dia. Se não quer ficar com mau hálito engula-os inteiros, mas quando picados ou triturados aumenta bastante o seu poder, pelo que lhe vou deixar umas dicas…
Não o use enquanto cozinha, coloque apenas depois de retirar do lume…
Se não gosta de arrotar a alho, faça molhos… vai-se misturar melhor com os alimentos e evitar essa má sensação e/ou hálito incomodo… triture com azeite e/ou sumo de limão e/ou vinagre e/ou ervas aromáticas e/ou especiarias… Seja inventivo…
Para peixe, por exemplo, use sumo de 1 Limão ou vinagre, ervas aromáticas e especiarias a gosto, especialmente se for frito, ajuda a dissolver a gordura.
Para carne, pode usar o mesmo preparado do peixe, mas pode também adicionar um pouco de azeite… a imaginação é o limite…
Conselho:
Se usar o azeite para fazer os molhos, conserva-se por muito tempo, pelo que pode fazer em maior quantidade… Pode ainda fazer logo vários molhos e deixar que cada um decida qual o que prefere utilizar, assim será sempre o/a cozinheiro/a perfeito/a, pois os seus pratos vão estar sempre ao gosto de quem os come. E alho marcará sempre presença, de forma mais discreta ou mais intensa…
CAFÉ
É contra indicado para pessoas nervosas e insones,
adoçado com mel serve de remédio para a angina do
peito. É um excitante do sistema nervoso, dos
músculos, cérebro, rins e coração. É usado para lavar
ulcerações das pernas. Facilita a digestão.
adoçado com mel serve de remédio para a angina do
peito. É um excitante do sistema nervoso, dos
músculos, cérebro, rins e coração. É usado para lavar
ulcerações das pernas. Facilita a digestão.
CAMOMILA - Matricaria chamomilla
Indicado para cólicas de crianças, feito chá. É também
calmante, antiespasmódico e sonífero, devendo ser feito
o chá na hora de tomar.
Indicado para dores reumáticas, neste caso usa-se as
flores secas que são cozidas em banho-maria no óleo;
após duas horas de cozimento, côa-se, e depois de frio
massaje-se com esse óleo as regiões doloridas. Usa-se
o chá também para combater dores abdominais, cólicas
intestinais com gases, cistite, inflamações bucais,
conjuntivites.
calmante, antiespasmódico e sonífero, devendo ser feito
o chá na hora de tomar.
Indicado para dores reumáticas, neste caso usa-se as
flores secas que são cozidas em banho-maria no óleo;
após duas horas de cozimento, côa-se, e depois de frio
massaje-se com esse óleo as regiões doloridas. Usa-se
o chá também para combater dores abdominais, cólicas
intestinais com gases, cistite, inflamações bucais,
conjuntivites.
CANELA - Cinnamomum zeylanicum
Em doces, não se discute, é um óptimo tempero. Suas
propriedades medicinais são no combate a anemia, para
isso tomar um chá da casca de canela quatro vezes ao
dia. Recomendada também para catarro nos brônquios.
É indicada na atonia gástrica (fraqueza do estômago),
como tintura: colocar 50gr de casca de canela em um
quarto de litro de álcool a 60 graus. Depois de 24 horas
filtrar o liquido e côa-lo em uma garrafa, consumindo-o
em colheres antes das refeições.
propriedades medicinais são no combate a anemia, para
isso tomar um chá da casca de canela quatro vezes ao
dia. Recomendada também para catarro nos brônquios.
É indicada na atonia gástrica (fraqueza do estômago),
como tintura: colocar 50gr de casca de canela em um
quarto de litro de álcool a 60 graus. Depois de 24 horas
filtrar o liquido e côa-lo em uma garrafa, consumindo-o
em colheres antes das refeições.
CEBOLA - Allium cepa
Deve ser sempre ingerida crua, já que cozida perde suas propriedades. Combate vermes intestinais, infecções e resfriados. O consumo diário de cebola previne doenças.
cardíacas como também impede o desenvolvimento das
já existentes.
CENOURA - Daucus carota
Para a vista, já que é rica em vitamina A. Actua também
como purificadora do fígado e fortifica o organismo.
Para casos de digestão difícil, usa-se ferver uma pitada
de sementes de cenoura em um cálice de água e beber
após as refeições. (Neste caso as sementes precisam ser
retiradas do pé, visto que as destinadas a plantio
possuem agrotóxicos prejudiciais). Para rouquidão,
cozinhar 100 gr de cenoura, esmagando e misturando
com a água do cozimento, adoçar com mel e beber bem
quente.
como purificadora do fígado e fortifica o organismo.
Para casos de digestão difícil, usa-se ferver uma pitada
de sementes de cenoura em um cálice de água e beber
após as refeições. (Neste caso as sementes precisam ser
retiradas do pé, visto que as destinadas a plantio
possuem agrotóxicos prejudiciais). Para rouquidão,
cozinhar 100 gr de cenoura, esmagando e misturando
com a água do cozimento, adoçar com mel e beber bem
quente.
CEREJA - Prunus cerasus
Outro purificador do organismo que actua
principalmente nos rins e no fígado. Como ela possui
açucares e minerais, é usada para a confecção de
xaropes para a tosse.
Usada em casos de artrite e gota, para tal, ferve-se 30gr
de pedúnculos secos em um litro de água, filtrar e
adoçar levemente, bebendo um cálice durante o dia.
Como reconstituinte do organismo, cozinha-se cerejas
frescas ou secas (não em conserva) em tanto vinho
quanto necessário para cobri-las. Bebe-se bem adoçado.
principalmente nos rins e no fígado. Como ela possui
açucares e minerais, é usada para a confecção de
xaropes para a tosse.
Usada em casos de artrite e gota, para tal, ferve-se 30gr
de pedúnculos secos em um litro de água, filtrar e
adoçar levemente, bebendo um cálice durante o dia.
Como reconstituinte do organismo, cozinha-se cerejas
frescas ou secas (não em conserva) em tanto vinho
quanto necessário para cobri-las. Bebe-se bem adoçado.
CEVADA - Hordeum vulgare
Diurética, Tónica e digestiva. Usada em pó é um óptimo
substituto para o café, principalmente para pessoas
nervosas e insones. Para as infecções na garganta ferver
70gr de cevada em um litro de água, por 20 minutos.
Quando morno, filtrar o liquido, adoçar com uma colherzinha
substituto para o café, principalmente para pessoas
nervosas e insones. Para as infecções na garganta ferver
70gr de cevada em um litro de água, por 20 minutos.
Quando morno, filtrar o liquido, adoçar com uma colherzinha
de mel, misturando bem. Fazer gargarejos durante o dia
Para inflamações do intestino, colite, ferver em um litro
e meio de água por dez minutos três punhados de
cevada lavada. Filtrar o liquido quando frio, adoçar com
mel e beber em xícaras.
e meio de água por dez minutos três punhados de
cevada lavada. Filtrar o liquido quando frio, adoçar com
mel e beber em xícaras.
CHICORIA - Chicorium intybus
Deve-se usa-la somente em sucos e saladas. Como a
cenoura, é indicada para problemas oculares. Actua
também na circulação. A ingestão de três copos de suco
de chicória durante o dia, evita muitos males da
circulação. Aqui também podemos usar o pão de
centeio. Um óptimo alimento para normalizar a
circulação é uma salada de chicória com pão de centeio.
Como diurético, pode ser usada em infusão: em uma
xícara de água fervente colocar 5gr de raiz de chicória.
Coar e beber durante o dia.
CHUCHU - Sechium edule
Indicado para combate a hipertensão. Ingerir o chuchu
como parte importante da refeição e tomar o chá
diariamente, regulariza a pressão alta.
como parte importante da refeição e tomar o chá
diariamente, regulariza a pressão alta.
COCO - Cocos nucifera
A água de coco, é reguladora do coração. Contém
vitaminas, sais minerais e potássio. Seus efeitos são
notados na pele e a ingestão diária elimina cálculos
renais e normaliza o funcionamento dos rins. Combate
ainda a icterícia, irritações gastrintestinais, doenças do
peito, inflamações dos olhos, vômitos na gravidez, e
ainda atua na eliminação de vermes intestinais.
vitaminas, sais minerais e potássio. Seus efeitos são
notados na pele e a ingestão diária elimina cálculos
renais e normaliza o funcionamento dos rins. Combate
ainda a icterícia, irritações gastrintestinais, doenças do
peito, inflamações dos olhos, vômitos na gravidez, e
ainda atua na eliminação de vermes intestinais.
COENTRO
Indicado como calmante. O chá de coentro deve ser feito
com toda a planta, folhas, talos e raiz, depois de bem lavados.
Como estimulante do estômago e fígado verter uma
xícara de água fervente em 5gr de frutos de coentro
secos, filtrar, adoçar e tomar após as refeições.
com toda a planta, folhas, talos e raiz, depois de bem lavados.
Como estimulante do estômago e fígado verter uma
xícara de água fervente em 5gr de frutos de coentro
secos, filtrar, adoçar e tomar após as refeições.
COUVE - Brassica oleracea
Hortaliça que contem enxofre e acredita-se que cura até
as doenças ocultas. Alem do enxofre contém iodo,
arsénico, magnésio, potássio e cálcio e vitaminas.
Na Roma Antiga, aconselhava-se que para possuir uma
saúde invejável, a simples ingestão de muita couve era
suficiente.
O suco de couve, adoçado com mel, bebido diariamente
durante três meses, antes do almoço, é eficaz para
combater a gota (ácido úrico), a bronquite e a má
circulação. O mesmo suco, sem ser adoçado, em
aplicações tópicas cura ulcerações, misturado com água
morna é recomendado contra cólicas de crianças. O
consumo da couve ainda depura o sangue, atua contra
a hipertensão e é uma defesa para o organismo contra o
câncer.
Em casos de úlceras varicosas fazer uma compressa:
depois de eliminar a nervura mais grossa de uma folha
de couve, lava-la muito bem em água corrente e coloca-
la em uma solução de ácido bórico (encontrado em
farmácias) deixando macerar por três horas. Aplicar a
folha, estendida numa gaze, sobre a ferida limpa e
enfaixar. Renovar a noite e pela manhã.
as doenças ocultas. Alem do enxofre contém iodo,
arsénico, magnésio, potássio e cálcio e vitaminas.
Na Roma Antiga, aconselhava-se que para possuir uma
saúde invejável, a simples ingestão de muita couve era
suficiente.
O suco de couve, adoçado com mel, bebido diariamente
durante três meses, antes do almoço, é eficaz para
combater a gota (ácido úrico), a bronquite e a má
circulação. O mesmo suco, sem ser adoçado, em
aplicações tópicas cura ulcerações, misturado com água
morna é recomendado contra cólicas de crianças. O
consumo da couve ainda depura o sangue, atua contra
a hipertensão e é uma defesa para o organismo contra o
câncer.
Em casos de úlceras varicosas fazer uma compressa:
depois de eliminar a nervura mais grossa de uma folha
de couve, lava-la muito bem em água corrente e coloca-
la em uma solução de ácido bórico (encontrado em
farmácias) deixando macerar por três horas. Aplicar a
folha, estendida numa gaze, sobre a ferida limpa e
enfaixar. Renovar a noite e pela manhã.
Úlceras internas no estômago ou duodeno podem ser
controladas e até curadas com a ingestão do sumo de
couve feito com 200gr dos bordos e dos talos da couve
espremidos. O líquido deverá ser ingerido em jejum
todos os dias, em pequenos goles.
controladas e até curadas com a ingestão do sumo de
couve feito com 200gr dos bordos e dos talos da couve
espremidos. O líquido deverá ser ingerido em jejum
todos os dias, em pequenos goles.
ERVA-DOCE - Foeniculum vulgare
Contem potássio, sódio e ferro. O chá das sementes é
um regulador intestinal e calmante para o estômago.
Desobstrui os brônquios, oxigenando melhor os
pulmões. Acredita-se que mulheres que amamentam
devem tomar chá de erva-doce para os efeitos calmantes
passarem através do leite para a criança. Para os
idosos, esse mesmo chá normaliza a circulação do
sangue e combate a depressão.
Atua ainda, como estimulante da digestão e do aparelho
urinário. No uso geral o chá de erva-doce é feito em um
litro de água fervente com 10gr de sementes. Coar,
adoçar pouco e tomar de quatro a cinco xícaras por dia.
um regulador intestinal e calmante para o estômago.
Desobstrui os brônquios, oxigenando melhor os
pulmões. Acredita-se que mulheres que amamentam
devem tomar chá de erva-doce para os efeitos calmantes
passarem através do leite para a criança. Para os
idosos, esse mesmo chá normaliza a circulação do
sangue e combate a depressão.
Atua ainda, como estimulante da digestão e do aparelho
urinário. No uso geral o chá de erva-doce é feito em um
litro de água fervente com 10gr de sementes. Coar,
adoçar pouco e tomar de quatro a cinco xícaras por dia.
ESPINAFRE - Spinacia oleracea
Riquíssimo em vitaminas A, B, C e H, contém ainda
potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro.
É indicado para pessoas com tendência a hemorragias,
diabéticos, nervosos, portadores de vermes intestinais e
doenças da vista, o espinafre deve ser comido cru, em
saladas ou bebido em forma de sumo.
potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro.
É indicado para pessoas com tendência a hemorragias,
diabéticos, nervosos, portadores de vermes intestinais e
doenças da vista, o espinafre deve ser comido cru, em
saladas ou bebido em forma de sumo.
FIGO - Fícus carica
É um laxativo natural, combate a prisão de ventre e
substitui muito bem os purgativos destinados a
crianças.
Tem efeitos benéficos em casos de bronquite, gripe,
resfriado e tosse, para esses casos, cortar em pedaços
substitui muito bem os purgativos destinados a
crianças.
Tem efeitos benéficos em casos de bronquite, gripe,
resfriado e tosse, para esses casos, cortar em pedaços
Emagrecer, piri-piri
O Piri-piri é um eterno incompreendido. Apesar de todos os benefícios que traz nossa á saúde, ainda tem a fama de “mal amado”.
Se pensa duas vezes antes de apimentar seus pratos, saiba que, o piri-piri antioxidante, bactericida e descongestionante. Controla a hipertensão, alivia enxaquecas e protegem contra o cancro. Já lhe chega?
Mas não fica por aqui… o piri-piri ajuda a emagrecer! A substância que dá o picante queima calorias. Um estudo realizado no Canadá, o piri-piri aumenta a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo. Com isso, o organismo derrete o excesso de gorduras.
Por que piri-piri emagrece?
Graças a uma substância chamada capsaicina, o piri-piri é considerada um alimento termogénico. Isso quer dizer que ele obriga o corpo a gastar energia durante o processo digestivo. “Ele aumenta o gasto calórico e, assim, ajuda a emagrecer”.