



Já não é a 1ª. vez que a estação elevatória de Ruães, sita em Merelim S. Paio e que serve as freguesias de Merelim S. Paio, Merelim S. Pedro e parte da freguesia de Palmeira, avaria. E quando avaria debita para o rio Cávado efluentes com um cheiro nauseabundo, colorindo a água com uma cor esbranquiçada e bastante densa.
Ontem, dia 25 de Abril, foram feitas na margem do rio provas de atletismo e canoagem. Só foi pena os senhores da organização (Junta de Freguesia de Merelim S. Paio) que costumam ter um olfacto apurado (para o que lhes interessa), não se terem apercebido desse cheiro pestilento, bom....foi distracção. Foi necessário os pescadores mostrarem a sua indignação por não conseguirem pescar nesse local.
Foi contactada a AGERE que enviou uma equipe de "técnicos" ao local, mas que lá chegados aperceberam-se que não podiam entrar nas instalações, pois as mesmas estão fechadas à chave. Mas que "Piquete é esse que não tem chaves das instalações? Segundo constatei, as mesmas parecem estar confiadas a uma empresa privada, e, como tal não trabalha aos fins de semana.
Hoje, cercas das 11horas, foi solicitada a comparência de uma equipe do SEPNA da GNR de Braga para tomar conta da ocorrência.